sábado, 10 de julho de 2021

Estudantes constroem vila de mini casas para jovens em situação de rua


Se cada vez mais pessoas aderem ao estilo minimalista e passam a viver em mini casas por escolha própria, esta também pode ser a solução para oferecer mais dignidade às pessoas que vivem em situação de rua. Por isso que 41 estudantes de arquitetura da University of South Florida – nos Estados Unidos, construíram uma vila de tiny homes para cerca de 24 jovens desabrigados em Oakland – Califórnia.

Tudo começou em 2017, quando o professor Seth Wachtel foi procurado pela Youth Spirit Artworks (YSA), uma organização sem fins lucrativos em Berkeley, com o objetivo de construir moradias para jovens que ficaram sem teto, sendo que muitos eram estudantes de uma faculdade comunitária. Foi então que surgiu a ideia de convidar alguns de seus alunos para participar do projeto, que acaba de ser concluído após alguns contratempos. “Houve objeções de algumas pessoas na comunidade de Berkeley, em relação ao lugar onde as casas seriam localizadas”, conta.

E então, após anos de negociações a própria prefeitura da cidade resolveu oferecer um pedaço de terra onde as casas poderiam ser construídas sem a interferência de ninguém. As obras começaram em 2020, e a vila conta com 28 mini casas sobre rodas; duas yurts para reuniões comunitárias; lavanderia; cozinha; e seis banheiros em trailers personalizados. Quatro casas da vila são acessíveis para quem precisa de cadeira de rodas. Apelidada de Youth Spirit Artworks Empowerment Village, a vila foi inaugurada no dia 2 de abril e muitos dos residentes têm a mesma idade dos alunos da USF que ajudaram a projetar o projeto. “Eu me senti extremamente grato pela oportunidade de trabalhar em algo tão grande para a comunidade”, disse Nguyen Tao – um dos alunos que ajudou na construção da vila. “Com o aumento da instabilidade habitacional, queríamos criar um espaço seguro para jovens sem-teto aprenderem e crescerem”, completa.

“Foi nossa chance de colocar em prática todas as habilidades que aprendemos no programa de arquitetura da USF, e eu não poderia estar mais orgulhoso do resultado”, acrescenta Daniel Caballero, de 19 anos. Por mais projetos como este!

Fonte: Balaio do Bem (mais fotos)

Sem comentários: