quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Filme - "Quilombo" de Cacá Diegues (1984)


O Quilombo dos Palmares foi uma sociedade democrática da vida real, criada no Brasil no século XVII. Ela foi fundada por escravos fugitivos, que resistiram à intervenção portuguesa por quase cem anos. 

Este filme traça as origens do Quilombo, que começou como uma comunidade de escravos libertos. 

A colónia se torna um porto seguro para outros párias do mundo, incluindo indígenas e judeus. Ganga Zumba (Toni Tornado) torna-se líder do Quilombo, o primeiro livremente eleito no Hemisfério Ocidental. 

Naturalmente, os governantes portugueses querem subjugar Zumba e os seus seguidores, mas os quilombolas estão prontos para seus pretensos opressores. 

O fim deste Admirável Mundo Novo não é nada agradável, mas os seguidores de Zumba e dos seus ideais vão para as serras, onde até hoje honram a sua memória. 

O roteirista/diretor Carlos Diegues aproveita todas as oportunidades disponíveis para comparar a ascensão e queda do Quilombo com a situação "atual" no Brasil. Ele trata seu tema épico com bastante surrealidade e ênfase na caracterização polifónica que fará os espectadores se lembrarem de filmes como Aguirre, Ira de Deus e Filhas do Pó

Ele pegou uma história incrível e não estragou, é um filme de cores sobre a resistência à escravidão no qual aprecia-se ecos do movimento Cinema Novo reverberando em algumas cenas. Embora às vezes quase enlouquecedoramente opaco, no final, uma pungência total é alcançada.

Quilombo de certa forma é um filme com um visual muito à frente do tempo para a época em que foi lançado, a forma como tratavam o candomblé e principalmente os orixás em muitas cenas nessa obra fora do convencional.

A trilha sonora matadora sem preenchimento nos faz ficar com vontade de lutar contra proprietários de fábricas opressores. A trilha sonora cumpre o papel graças ao grande Gilberto Gil.

Um espetáculo plástico com grande elenco e bons momentos. Tony Tornado e Zezé Mota roubam a cena. Além de Grande Otelo em participação pequena.

Sem comentários: