quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Dia Mundial da Bolota



O Dia Mundial da Bolota celebra-se a 10 de Novembro
Este dia tem como objetivo consciencializar a população sobre a destruição da floresta autóctone em Portugal, que é constituída principalmente por carvalhos. A bolota é o fruto do carvalho, assim como do sobreiro e da azinheira, que existem em maior abundância no Alentejo. A parte superior da bolota é a cúpula e a sua semente é um aquénio.

Porque se comemora?
A bolota foi um dos principais recursos alimentares ancestrais, pelo que a adaptação do nosso organismo a esse alimento estará gravada algures no nosso código genético.

Durante milhares de anos inúmeras culturas, como os celtas, prosperaram com o consumo de bolotas. Na Antiguidade Grega, o fruto era considerado o alimento dos homens invencíveis. Desde essa altura, a bolota, sobretudo de azinheira, cuja composição nutricional é excelente, tem vindo a ser a mais consumida tradicionalmente.

Os lusitanos e outros povos pré-romanos da Península Ibérica faziam farinha das bolotas para preparar pão, o que ainda é feito no século XXI. As bolotas também são usadas em algumas preparações culinárias típicas de Portugal.

Origem da Data
Foi a Escola Secundária Quinta das Palmeiras, da Covilhã, que criou esta data, celebrada pela primeira vez em 2009.

O que pode fazer?
A data celebra-se especialmente nas escolas, onde se realizam atividades educativas: os mais pequenos semeiam bolotas em vasos ou em campos, na esperança de verem nascer uma árvore. Também se realizam caminhadas e recolhas de bolotas, entre outras iniciativas.

E-Livro

Saber mais:

Sem comentários: