sexta-feira, 14 de maio de 2021

Manifestamo-Nos Pela Vida! Não Aos Transgénicos, Sim À Agricultura Ecológica

Pela Biodiversidade, Contra Transgénicos, Herbicidas

E Outros Pesticidas Químicos De Síntese

 Manifesto Coletivo: Manifestamo-nos Pela Vida!

Colocado em 12-05-2021

MANIFESTAMO-NOS PELA SOBERANIA ALIMENTAR

Manifestamo-nos com indignação contra a arrogância pseudo-científica de que é necessário alterar as informações genéticas da Mãe-Natureza para que ela possa alimentar os habitantes da Terra.

Manifestamo-nos porque os alimentos transgénicos, aparentemente milagrosos, nos são impostos sem a sociedade ter sido convidada a discutir se os quer consumir ou não.

Manifestamo-nos contra as patentes aplicadas às sementes e outras formas de vida, manifestamo-nos contra a sua mercantilização por monopólios.

Manifestamo-nos porque não é por falta de alimento para todos os seres humanos que a fome persiste no mundo, pois esta é produto das desigualdades sociais e da exploração económica de pessoas e povos.

Manifestamo-nos para afirmar e exigir que a alimentação pode e deve ser saudável e a agricultura que a sustenta deve ser mais ecológica e praticada no respeito pela natureza e pelo ambiente.

Manifestamo-nos porque sempre houve alternativas para uma alimentação salubre sem a utilização de herbicidas e outros pesticidas químicos de síntese.

Manifestamo-nos para denunciar o não cumprimento da Constituição da República Portuguesa, que consagra o direito à vida, à saúde e à qualidade de vida e do ambiente.

Manifestamo-nos pela prioridade da segurança, da saúde e do ambiente sobre os interesses e pressões empresariais.

Manifestamo-nos no concreto, em Portugal, porque ao arrepio da orientação para uma maior expansão da Agricultura Biológica, vemos que, na realidade, pesticidas comprovadamente danosos para o ambiente e para a sociedade se mantêm no mercado, comercializados de forma indiscriminada.

Manifestamo-nos porque a indústria agroquímica e a indústria fitofarmacêutica dizendo promover a cura, promovem antes a doença.

Manifestamo-nos contra a negligência no cumprimento das normas reguladoras na venda e distribuição dos produtos fitofarmacêuticos, e contra o desprezo pelo princípio da precaução por parte de interesses particulares e de instâncias oficiais.

Manifestamo-nos para apelar a que os tratados de comércio internacional deixem de ameaçar a soberania e a segurança alimentar e que garantam a exclusão da importação de alimentos em que são usados pesticidas e hormonas de crescimento que são proibidos na União Europeia.

MANIFESTAMO-NOS PELA VIDA! 

AMO Portugal | BioPorto | Campo Aberto | Espaço Compasso | Espaço Musas | Nós, Cidadãos | Os Verdes – Norte | TROCA – Plataforma por um comércio internacional justo | QUERCUS | REDE STOP EU-MERCOSUL PORTUGAL 

Dia 15 de Maio às 16h00 através do link 👇
Pode ser uma imagem de texto que diz "EVENTO ONLINE pela Biodiversidade 15 DE MAIO 16H00 PELA BIODIVERSIDADE CONTRA TRANSGÉNICOS, HERBICIDAS E OUTROS PESTICIDAS QUÍMICOS DE SÍNTESE POR UMA ALIMENTAÇÃO E AGRICULTURA SAUDÁVEIS PARA AS PESSOAS E PARA O TERRITÓRIO oS VERDES -NORTE PAN DISTRITAL PORTO TROCA Plataforma por Comércio Internacional AMO BIOPORTO CAMPO ABERTO ESPAÇO COMPASSO ESPAÇO MUSAS NÓS, CIDADÃOS QUERCUS REDE STOP EU-MERCOSUL PORTUGAL"

Sem comentários: