quinta-feira, 22 de maio de 2008

Dia Internacional para a Diversidade Biológica - Em Defesa dos Oceanos


Na sequência da minha reflexão na postagem de ontem, neste dia transcrevo integralmente passagens da campanha Liberdade para os mares: agora e no futuro do sítio da Greenpeace Portugal. aqui a mais recente denúncia das corrupções da pesca à baleia por parte do Japão, após 4 meses de investição da Greenpeace. Clica na ligação e podes conhecer relatórios e o mapa com as áreas que a Greenpeace sugere que sejam protegidas, para que os oceanos possam recuperar e voltar a um cenário de abundância e intervir, apoiando a Greenpeace nesta missão vital.
A vida marinha esteve por demasiado tempo totalmente exposta à exploração por parte de quem possuísse meios para o fazer. Os rápidos avanços tecnológicos implicaram que, actualmente, a capacidade, o alcance e a potência das embarcações e do equipamento usados para explorar a vida marinha exceda de longe a capacidade da Natureza de a preservar. Se isso não for controlado, terá amplas consequências no ambiente marinho e nas pessoas que dele dependem.
A vida nos oceanos possui um incrível conjunto de formas e dimensões – desde o plâncton microscópico até à maior das grandes baleias.
Apesar disso, muitas espécies foram levadas à extinção, ou aproximam-se dela, devido a devastadores impactos humanos.
A campanha Internacional Em Defesa dos Oceanos denuncia essas ameaças, enfrenta os culpados e promove soluções como uma rede global de parques oceânicos designados reservas marinhas.


Entra em acção para recuperar os oceanos!


Sem comentários: