quarta-feira, 8 de setembro de 2021

Música do BioTerra: Raul Seixas - Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás


“Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás”, que já era sucesso nas rádios em 1976 levou Raul a participar várias vezes do programa Globo de Ouro naquele mesmo ano, não sem antes dar vida a mais um clipe do Fantástico. 

Exibido em 20 de Junho de 1976, o clipe apresenta Raul cantando e dançando a música que se tornaria mais um de seus hinos, no fundo de chroma key com filmes de arquivo montados pela TV Globo, especialmente para a letra.

Letra esta que foi inspirada em uma canção gravada por Elvis Presley, "I Was Born About Ten Thousand Years Ago", adaptada e arranjada por seu grande ídolo, já que se trata de uma canção tradicional de domínio público. 

Na versão de Raul, o cantor expandiu a visão bíblica da versão original e citou outras religiões, acontecimentos históricos e até mesmo conto de fadas.

Biografia e discografia:
Raul Seixas

Youtube
Raul Seixas

Filme
Raul Seixas - O Início, o Fim e o Meio

Letra:
… Um dia, numa rua da cidadeEu vi um velhinho sentado na calçadaCom uma cuia de esmola e uma viola na mãoO povo parou pra ouvir, ele agradeceu as moedasE cantou essa música, que contava uma históriaQue era mais ou menos assim
… Eu nasci há dez mil anos atrás
E não tem nada nesse mundoQue eu não saiba demaisÉ, eu nasci há dez mil anos atrásE não tem nada nesse mundoQue eu não saiba demais
… Eu vi Cristo ser crucificadoO amor nascer e ser assassinadoEu vi as bruxas pegando fogoPra pagarem seus pecados, eu vi
… Eu vi Moisés cruzar o Mar VermelhoVi Maomé cair na terra de joelhosEu vi Pedro negar Cristo por três vezesDiante do espelho, eu vi
… Eu nasci (2X)Há dez mil anos atrás(Eu nasci há dez mil anos)E não tem nada nesse mundoQue eu não saiba demais
… Eu vi as velas se acenderem para o Papa
Vi Babilônia ser riscada do mapaVi conde Drácula sugando o sangue novoE se escondendo atrás da capa, eu vi
… Eu vi a arca de Noé cruzar os maresVi Salomão cantar seus salmos pelos aresEu vi Zumbi fugir com os negros pra florestaPro quilombo dos Palmares, eu vi
… Eu vi o sangue que corria da montanhaQuando Hitler chamou toda a AlemanhaVi o soldado que sonhava com a amadaNuma cama de campanha, eu li
… Eu li os simbolos sagrados de UmbandaEu fui criança pra poder dançar cirandaE, quando todos praguejavam contra o frioEu fiz a cama na varanda
… Eu 'tava junto com os macacos na caverna
Eu bebi vinho com as mulheres na tabernaE quando a pedra despencou da ribanceiraEu também quebrei a perna, eu também
… Eu fui testemunha do amor de RapunzelEu vi a estrela de Davi a brilhar no céuE pra aquele que provar que eu tô mentindoEu tiro o meu chapéu

Sem comentários: