domingo, 30 de julho de 2023

Nova Rota da Seda da China: o Projeto do Século


O presidente chinês XI Jinping nomeou o "projeto do século". Desde 2013, a China investiu biliões para trazer o "Reino do Meio" para a vanguarda da economia global e da política internacional.

O que a China batizou de 'A Nova Rota da Seda' permite que um par de ténis seja transportado de comboio da China para a França em menos de duas semanas. Mas eles também atuam como um veículo para uma onda de expansionismo chinês em todo o mundo.

Em Gwadar, no Paquistão, a China está a escavar um porto gigante, além de uma espetacular rodovia que atravessa o Himalaia, para abrir as portas para os mares quentes. Nos limites das suas fronteiras russas na Ásia central, ao longo de uma nova linha férrea que serve a Europa, empresários chineses instalaram zonas económicas especiais e cassinos no meio do deserto. Mais longe de Pequim, em Djibuti, no Chifre da África, o Estado chinês estabeleceu recentemente um porto militar, a poucos passos das bases americana e francesa, além de construir uma ferrovia ultramoderna que atende a Etiópia. Na esteira desses movimentos, as empresas chinesas estão investindo nos mercados do leste africano, na esperança de fazer da região uma das novas oficinas do mundo.

Ver também
Campanha da China no Ártico - O que a China quer na região?

Sem comentários: