sábado, 14 de janeiro de 2023

Fábrica de Cantanhede de canábis medicinal despede quase meia centena de pessoas

Um mercado fortemente em expansão, uma empresa pioneira no assunto, bem cotada em NASDAQ...que querem mais? Pagar salários ainda mais baixos? Novos subsídios estatais? Já sei. O costume. Depois de sacarem tudo, fecham falência e vão para outros países, de preferência Sul Global, para fazerem a mesma "exploração" do povo. Isto tem um nome que eu costumo dizer - "golpicapitalistas" ou "privataria"!


A fábrica de canábis medicinal da Tilray Portugal, “nos próximos três meses”, vai despedir 49 dos seus 200 trabalhadores nos setores da produção, fabricação, qualidade, controle de qualidade (laboratório), cultivo, cadeia de aprovisionamento, instalações, armazenamento, logística, compras e tecnologias de informação, segundo confirma em nota enviada à Lusa.

A empresa canadiana inaugurou a sua fábrica em Cantanhede em 2019 mas justifica que fará um “redimensionamento da Tilray para responder às necessidades económicas atuais e ao estado dos processos de legalização da canábis medicinal e para uso adulto. A Tilray assegura que este processo não tem a ver com “dificuldades económicas”.

O comunicado conclui usando o jargão empresarial: “o valor e a mais-valia dos colaboradores afetados, o quanto reconhecemos a sua ligação à empresa está no centro de como operamos, e estará no centro da forma como procederemos nos próximos meses” e garantindo que irá respeitar “todos os direitos das pessoas e aquilo que está definido na Lei Portuguesa com elevado sentido de responsabilidade e cuidado social”.

Apesar da forte concorrência no setor, o mercado de canábis projeta contudo crescimento forte a médio prazo. Em meados do ano passado, uma consultora de mercado, a DataBridge Market Research, publicou o relatório Global Cannabis Market – Industry Trends and Forecast to 2029 que é ainda acompanhado por relatórios regionais como o Europe Cannabis Market – Industry Trends and Forecast to 2029. Neste se prevê um aumento contínuo no setor e se estima que a taxa de crescimento anual composta do mercado de canábis na Europa venha a ser de 43,10% em 2029, salientado-se fatores que proporcionam este crescimento como “o crescimento da população millennial em todo o mundo, que está mais fascinada com a canábis, o aumento da consciência relativamente aos benefícios da canábis para a saúde, o aumento da incidência de doenças que requerem o uso de canábis, a legalização da canábis, o aumento do uso de canábis em produtos cosméticos e o aumento das despesas com a saúde”.

Saber mais:

Sem comentários: