terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Aerogerador sem pás eólicas: energia portátil, mais barata, menos impacto na biodiversidade, eficiente e sem ruído



Fonte : Greensavers 2015
A start up espanhla Vortex Bladeless está a desenvolver uma turbina eólica que não precisa de pás e, paralelamente, tem potencial para ser mais barata e eficiente. Segundo o Quartz, o gerador da Vortex parece-se a uma palhinha gigante enterrada no chão, aproveitando a energia eólica sem que, para isso, seja necessário rodar as (eventuais) lâminas.

A chave está na vibração do vento, que é convertida em energia e armazenada. Segundo a empresa, estas turbinas são 53% mais baratas a produzir e, também, requerem uma menor manutenção que as turbinas eólicas tradicionais. E compreende-se: sem as pás, elas ficam menos com menos componentes passíveis de se quebrarem.

Com 12,5 metros, a Vortex capta menos 30% de energia que uma turbina eólica tradicional, mas também pode mais facilmente caber num determinado espaço. Segundo a Wired, a empresa já terá recebido €880.000 do Governo espanhol e investidores privados. A partir de 1 de Junho, uma campanha de crowdfunding procurará arrecadar mais investimento.

Fonte: Engenharia 360 2022

1. Vortex Bladeless 
Este turbina é composta por cilindros oscilantes que, ao invés de “coletarem” vento, vibram quando expostos.
Além disso, foi pensada para aplicação em cidades e residências comuns. Ou seja, as pessoas poderiam colher vento facilmente sobre seus telhados ou através de jardins e parques. A instalação do aparato é fácil; por ser leve e ter o centro de gravidade mais próximo do solo, os requisitos de ancoragem ou fundação foram reduzidos significativamente em comparação com as turbinas comuns. E a melhor parte é que o design da sua engenharia, com menos partes móveis, possuiria um menor desgaste pelo atrito, diminuindo a necessidade de manutenções.
Nesse caso, quando o ar passa ao redor da estrutura, não há geração de ruídos e não há comprometimento da sua estabilidade, fora a redução do impacto visual e sobre a vida natural. Toda oscilação do cilindro – que é feito de fibra de vidro e de carbono – é convertida em eletricidade por um alternador localizado na base do poste. E é aí que cai por terra a teoria de que só as turbinas eólicas convencionais é que podem ter um desempenho aerodinâmico positivo.

2. PowerPod

Mais outro exemplo de design de turbina eólica sem pás para geração de energia renovável para telhados e muros de residências no mundo. A PowerPod foi projetada pela startup americana Halcium, de Salt Lake City. Ela é portátil, tem custo relativamente baixo, alta eficiência e pode ser usada em áreas com menos de 300 dias de sol por ano, com potencial de três vezes mais energia do que uma turbina convencional – mesmo o modelo de 1 kW -, e ainda pode ser ligada a sistemas solares.

A tecnologia funciona assim: o fluxo de ar, passado na parte externa da bainha – seja em qualquer direção que for, já que o equipamento não tem pás -, é concentrado numa lâmina circular dentro do equipamento. Por conta do seu design, tende a girar mais veloz, reduzindo a necessidade de ser instalado em postes altos, por exemplo, que são estruturas caras. E por conta de seu sistema, diminui a dependência de rede elétrica comercial.
Mais detalhes em Ekko Green

Sem comentários: