sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Entrevista inédita com o filósofo Emanuele Coccia


Uma entrevista inédita com Emanuele Coccia, realizada no dia 2 de agosto 2020 no Orto Botanico de Roma, pelo jornalista Damiano Fedeli giornalista, fotografo do  caderno cultural La Lettura - Corriere della Sera do cotidiano Corriere della Sera.  A vídeo-entrevista, legendada em português, conta  ainda com o apoio do Centro per il libro e la lettura (Centro per il Libro e la Lettura, do Ministério da Cultura da Italia) e faz parte da campanha Oltre @ilmaggiodeilibri.

Biografia de Emanuele Coccia
Doutor em filosofia pela Universidade de Florença e professor titular de filosofia na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris,  Emanuele Coccia nasceu em Fermo na Itália, em 1976. Até os 19 anos de idade, estudou no Instituto Técnico Agrário Garibaldi, em Macerata, razão pela qual manteve seu olhar dirigido às plantas durante seus altos estudos em filosofia.  Coccia transita por importantes centros acadêmicos em Florença, Berlim, Friburgo, Nova York e Paris. Suas obras tem sido traduzidas em diversos países e propõem a ampliação da percepção do vida, de seus sistemas e do mundo.  

É autor de "La trasparenza delle immagini. Averroè e l’averroismo" (2005) e coautor com Giorgio Agambem da antologia "Angeli. Ebraismo, Cristianesimo, Islam (2009). No Brasil, publicou em 2010 "A vida sensível (Cultura e Barbarie)", e  em 2017  "A vida das plantas. Uma metafísica da mixtura" (Documenta), traduzido em dez línguas.
Em 2019 foi conselheiro científico da exposição “Nous les arbres” organizada em Paris na Fondation Cartier pour l'art contemporain. No Rio de Janeiro, participou em 2019 do evento “Selvagem. Ciclo de estudos sobre a vida, idealizado pela editora Dantes e mediado por Ailton Krenak”.

Sem comentários: