sábado, 19 de setembro de 2020

Dieselgate: consumidores europeus exigem indemnização

Cinco anos depois de rebentar o escândalo "dieselgate", a Volkswagen (VW) continua a recusar-se a compensar igualmente todos os consumidores europeus. No Velho Continente, só os clientes lesados da Alemanha tiveram direito a compensação.

Em 2015, o público ficou a saber que a Volkswagen (VW) tinha instalado ilegalmente um software nos seus veículos que reduzia artificialmente as emissões de monóxido de azoto durante o teste de emissões. O caso "dieselgate" afetou cerca de 125 mil automóveis do grupo Volkswagen em Portugal.
Esta prática constituiu uma violação dos direitos dos consumidores, teve impacto na saúde pública e ao nível do ambiente, além de ter reduzido a confiança dos consumidores na indústria automóvel, nos reguladores e nos organismos de supervisão.

Depois de ter compensado os clientes dos Estados Unidos da América e da Austrália, a Volkswagen acedeu a indemnizar 260 mil consumidores na Alemanha. De acordo com as informações divulgadas, cada cliente lesado terá tido direito a 6500 euros. 

Contudo, a maioria dos consumidores europeus envolvidos nesta situação ainda reclama uma indemnização. A VW recusa esta reivindicação, alegando que nenhum ficou prejudicado em termos de segurança, capacidade do veículo e/ou preço na revenda. Face a isto, a Euroconsumers instaurou uma série de processos em Portugal (DECO PROTESTE), na Bélgica (Test-Achats), em Espanha (OCU) e em Itália (Altroconsumo), e não vamos baixar os braços até que todos os consumidores sejam compensados de forma justa pelo engano de que foram vítimas.


   
Se, por um lado, saudamos a decisão da VW de reconhecer os prejuízos que causou aos consumidores alemães, por outro, estamos surpreendidos com o facto de os alemães serem os únicos consumidores na Europa compensados. Defendemos que todos os cidadãos europeus prejudicados pelo "dieselgate" merecem igual compensação financeira, e que se faça justiça já. Todos devem ser tratados com o mesmo respeito.

A VW desenvolve a sua atividade económica em toda a Europa, tem beneficiado muito com a União Europeia e poluiu indiscriminadamente o Velho Continente. Por isso, não é aceitável que apenas assuma responsabilidades perante os consumidores alemães.

Numa carta enviada recentemente aos líderes das instituições da União Europeia, a Euroconsumers incentiva-os a dar provas de solidariedade para com os consumidores e a promoverem um ambiente sustentável, deixando bem claro que o comportamento da VW é inaceitável e que mina o projeto europeu. 

Apelamos a Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia e guardiã dos valores fundamentais da União Europeia e do Pacto Ecológico, para que adote as medidas necessárias para obrigar a VW a tratar os consumidores europeus da mesma forma, compensando todos pela fraude do "dieselgate" e apostando no desenvolvimento de veículos mais sustentáveis. 

Com a manipulação do “dieselgate”, a VW não se limitou a enganar os seus clientes (que podem ter decidido adquirir um carro dessa marca tendo por base as baixas emissões anunciadas); também prejudicou o ambiente europeu no seu todo. Importa restaurar a confiança dos consumidores. O apoio dos líderes europeus pode contribuir para esse fim e abrir caminho a uma estratégia de recuperação da covid-19 mais amiga do ambiente.

Sem comentários: