quarta-feira, 11 de junho de 2008

Nova petição em linha contra o aumento da percentagem de contaminação de sementes não GM com OGM



No Dia Internacional da Biodiversidade, a 22 de Maio de 2006, activistas fizeram uma acção directa para mostrar que o Ministério do Ambiente de Portugal apoia a produção de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) nos Parques Naturais do país. A TV esteve lá.

Agora, em 9 de Junho, o Ministério do Ambiente autoriza experiências com transgénicos em Rede Natura?! (informação detalhada neste comunicado, em formato pdf, da Plataforma Transgénicos Fora)


Petição Save our Seeds para a Comissão Europeia

Para
Comissão Europeia, Rue de la Loi 200, B-1049 Bruxelas, Bélgica

Apresento a minha preocupação acerca da proposta de uma Directiva da Comissão Europeia que iria permitir a contaminação de sementes não modificadas geneticamente com organismos geneticamente modificados (OGM) até um nível de 0.3 a 0.7 por cento. Eu quero ter a certeza de que os produtos que compro, os quais não estão etiquetados como GM, também não contêm OGM. Isto deixaria de ser garantido se as colheitas não-GM que crescem em campos fossem contaminadas por variedades GM a um nível de 30 a 70 metros quadrados por hectare sem que os agricultores sequer se apercebessem disso.
Para mais, sinto que tal dispersão e propagação descontroladas de OGM é incompatível com a protecção de precaução do ambiente e da saúde humana.

Deste modo, peço-vos que assegurem que a Directiva proposta sobre a pureza das sementes não permita a contaminação de colheitas não-GM com OGM (O nível de detecção, que actualmente permite um controlo e cumprimento fiáveis, está estabelecido numa margem de 0.1%).

A pureza das sementes tem que ser assegurada por aqueles que produzem ou desejam cultivar OGM e não por aqueles que desejam continuar a cultivar e consumir produtos sem OGM. O aumento de custos devido a este encargo não deve ser suportado por consumidores nem, certamente, por agricultores. O compromisso financeiro terá que ser coberto pelos produtores de OGM. Uma garantia destas poderá ter que ser assegurada noutras directivas, regulações e legislação antes que a Directiva proposta entre em vigor
.

Apresentações em Powerpoint (fonte: Planet Diversity)
1.GMOs in the European Union, co-existence and seed purity
2.Genetically engineered agriculture? Actual state of affairs

Leituras relacionadas
A agricultura biológica pode alimentar o mundo(BioTerra, 5de Outubro de 2007)
A crise energética e alimentar (BioTerra, 24 de Abril de 2008)

Sem comentários: