No PÚBLICO.PT [Lusa]: "Filipe Duarte Santos, especialista português em alterações climáticas, alertou hoje para a necessidade de serem tomadas medidas nacionais que minimizem o sobreaquecimento, na véspera da entrada em vigor do Protocolo de Quioto." "Numa conferência organizada pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza, Filipe Duarte Santos salientou a importância daquele acordo internacional, que conseguiu pela primeira vez encontrar soluções globais para um problema ambiental global. O "grande objectivo" dos países desenvolvidos deve ser estabilizar os gases com efeito de estufa, considerou. "Se mudarmos a composição da atmosfera (com a emissão de gases com efeito de estufa) isso muda necessariamente o clima", defendeu, salientando que são cada vez mais frequentes os fenómenos climáticos extremos como a seca ou o excesso de precipitação. Júlia Seixas, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, criticou a ausência de qualquer referência às alterações climáticas nos programas eleitorais dos partidos candidatos às próximas eleições. "Para reduzir as emissões de gases é necessário alterarmos a forma como produzimos e consumimos. E esta questão não tem sido sequer equacionada quando se pensa em modelos económicos para Portugal", afirmou.
Saiba mais
1. Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas é onde se pode ir buscar os relatórios de avaliação do conhecimento científico sobre o aquecimento global- que são uma referência obrigatória para quem escreva sobre o assunto.
2. Biografia de Filipe Duarte Santos
Actue assinando e divulgando a petição da prestigiada Environmental Defense chamada Emissions Petitions. A Organização pretende atingir 1 milhão de assinaturas.
Sem comentários:
Enviar um comentário