quinta-feira, 3 de fevereiro de 2005

Eu acho que sei o que se pode fazer para combater a poluição


“Deixem as crianças falar, liguem todos os ensinamentos pela palavra, cultivem o sentido de humor, ensinem-lhes a conversar! Elas aprenderão melhor e serão mais felizes.” João dos Santos


Na minha prática docente tento sempre concretizaresta mensagem do Dr. João dos Santos, dentro da disponibilidade dos programas e dos recursos disponíveis de cada Escola em que tenho leccionado . A Educação é mais viva e percebida quando vive do debate e confronto de saberes, ideias e experiências entre professor-aluno e aluno-aluno, com o apoio preferencialmente de algum especialista/técnico/investigador. 

Num desses pequenos "foruns" com os meus alunos acerca do Ambiente, das dimensões que ele atinge e a transversalidade de saberes que ele lida, desafiei os meus alunos a fazerem um trabalho criativo. Desses trabalhos nasceram poemas. Quero deixar aqui um que eu acho que merece um lugar de destaque, não apenas por mostrar um pensamento muito sensível, como também tenho a satisfação de ter sido escrito por uma aluna imigrante.


O Ambiente
Pode ser paciente,
Um pouco tolerante
Mas muda num instante
Marion Mazer, 7º ano

Sem comentários: