domingo, 2 de abril de 2023

Morreu Ryuichi Sakamoto - o génio da sensibilidade


Compôs músicas extraordinárias e imemoráveis.
Além de álbuns a solo, compôs para realizadores renomeados de cinema como Pedro Almodóvar, Oliver Stone, Brian de Palma, Nagisa Ōshima, Luca Guadagnino ou Alejandro González Iñárritu.

Prolífico, Ryuichi Sakamoto trabalhou também com vários artistas e músicos, tanto em colaborações pontuais quanto em projetos mais duradouros. Alguns exemplos das suas parcerias incluem:
  • David Sylvian: Sakamoto e Sylvian trabalharam juntos em várias ocasiões, incluindo o álbum "Brilliant Trees" de Sylvian em 1984, que apresentou a música "Forbidden Colours", escrita por Sakamoto e cantada por Sylvian.
  • Iggy Pop: Sakamoto e Iggy Pop colaboraram pela primeira vez em 1982, quando Sakamoto co-escreveu a música "Warrior Whispers" para o álbum de Iggy "Zombie Birdhouse". Em 2016, eles lançaram o álbum "Post Pop Depression" juntos.
  • Alva Noto: Sakamoto e o músico alemão Alva Noto (nome real: Carsten Nicolai) colaboraram em vários álbuns, incluindo "Vrioon" (2002) e "Insen" (2005).
  • Fennesz: Sakamoto e o músico austríaco Christian Fennesz trabalharam juntos em vários projetos, incluindo o álbum "Flumina" (2011), que apresenta improvisações em piano e guitarra.
  • Jaques Morelenbaum: O violoncelista brasileiro Jaques Morelenbaum já colaborou com Sakamoto em várias ocasiões, incluindo o álbum "Casa" (1998) e o projeto "A Day in New York" (2003).
Não esquecer também colaborações com Cesária Évora, Caetano Veloso, Youssou N'Dour, António Chainho e Rodrigo Leão. 
Estas são apenas algumas das muitas colaborações de Ryuichi Sakamoto ao longo da sua carreira, mas cada uma delas tem características únicas que as tornam marcantes e especiais.

Ryuichi Sakamoto era também um ativista pelas causas da defesa do ambiente e da paz, tendo estado envolvido, por exemplo, no movimento anti-nuclear na sequência da tragédia na central japonesa de Fukushima.

Ativista ambiental de longa data, ele se tornou uma figura importante no movimento antinuclear no Japão após o desastre de Fukushima em março de 2011.

Como tal, em 2012 ele organizou notavelmente um megaconcerto contra a energia nuclear perto de Tóquio, convidando ironicamente seus amigos do Kraftwerk (que significa central elétrica em alemão), e tocaram juntos um dos títulos emblemáticos "Radioativity".

Em 2007, ele também fundou a More Trees, uma ONGA de gestão florestal sustentável no Japão, Filipinas e Indonésia.

Citação favorita de R. Sakamoto : "Ars longa, vita brevis"
A arte é longa, a vida é breve.

安らかに、坂本龍一。
(Descanse em paz, Ryuichi Sakamoto)

Biografia: Wiki
Site oficial: Site Sakamoto

Sem comentários: