sábado, 1 de abril de 2023

Curta-Metragem: The D in David


David de Florença: Continue olhando para cima!
Bobby Buccellato 
O gigante de Florença, a obra-prima de Michelangelo, David, tem estado nos noticiários ultimamente. Tanto em veículos internacionais quanto em blogs locais. Com Tallahassee e, por extensão, a Flórida sendo associada a ele. Conceitos e preocupações de censura sobre uma imagem da obra-prima nua sendo mostrada a alunos da sexta série resultaram na demissão de um diretor.

Mas aqui está a coisa sobre esta obra-prima, a metade inferior está recebendo toda a imprensa. Mas, para mim, não consigo tirar os olhos do rosto dele. É David antes da batalha, no exato momento em que decide lutar. Os olhos contam a história. Os olhos de David de Florença, com um olhar de advertência, voltaram-se para Roma e os seus líderes usando os tesouros da igreja para seu próprio enriquecimento. Um sinal de que a nova David (cidade-estado Florença) estava preparada para lutar por seu povo.

É o momento em que David fica determinado a desafiar um tirano que parece tão imparável. Quando a opressão se torna insuportável demais para ser ignorada e quando ele percebe que é sua tarefa proteger a sua comunidade.

Tenho dois homens em minha vida que, mais do que ninguém, ajudaram a moldar o meu interesse pela arte e meu amor pela história europeia, foram eles que me levaram para a Itália quando menino. Meu avô e meu pai partilharam comigo os mestres do velho mundo, preenchendo a minha mente de 10 anos com imagens de 500 anos de criação artística.

Eles garantiram que eu aprendesse as lutas dos meus ancestrais, a importância do meu nome e o valor da integridade. Meu pai disse “atsua honra é a única coisa que uma pessoa não pode tirar de ti. Eles podem tirar a tua vida! Mas só tu podes entregar a tua honra” deixou uma marca indelével em minha memória.

Ambos os homens me ensinaram a não temer desafios, enfrentar gigantes, proteger os que não têm voz e defender suas crenças.

A arte é linda, mas sua mensagem é eterna. Não é algo que possa ser censurado e qualquer esforço para fazê-lo serve apenas ao propósito da mensagem.

Há sempre, sempre uma maneira de se posicionar, inspirar, informar e desafiar.

Não há império, partido ou indivíduo que seja indestrutível contra o poder da justiça e da integridade.

Ler ainda:
A David vs. Goliath clash of artistic taste and parental choice | Bill Cotterell

Sem comentários: