sábado, 29 de outubro de 2022

Bolsonaro responde a repórter da RTP: "Não falo nem espanhol, nem portunhol"


Ambiente muito tenso no Brasil, a poucas horas das eleições que vão decidir o próximo presidente do país. A noite passada, a seguir ao ultimo debate entre os dois candidatos, Jair Bolsonaro exigiu ser tratado por "Presidente", foi agressivo com todos os repórteres, incluindo o correspondente da RTP no Brasil, Pedro Sá Guerra. O jornalista da RTP pediu um comentário à preocupação de líderes internacionais em relação ao resultado das eleições. Bolsonaro disse não ter percebido a questão: "Não falo espanhol nem portunhol" [video]. Apesar de não ter percebido a questão, Bolsonaro respondeu de seguida que teve reuniões com Biden, esteve com Putin e em conversas “com o mundo árabe”.

Na mesma coletiva, Bolsonaro também abandonou a entrevista após ser questionado por um repórter da Folha de S. Paulo do porquê continuava mentindo em relação à ida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Complexo do Alemão. O presidente tinha associado o ato de campanha do petista na comunidade a um suposto envolvimento dele com traficantes. A visita foi organizada por líderes comunitários, como lembrou o repórter. "Você tem moral para me chamar de mentiroso?", perguntou Bolsonaro ao jornalista, e então deixou a entrevista. [video]

De acordo com a organização da TV Globo, cada um dos candidatos teria 10 minutos para responder as perguntas dos jornalistas. Bolsonaro, no entanto, falou por mais de 20 minutos porque disse que estava lá "como presidente, não como candidato". Ele também se irritou ao ser chamado de "candidato" e não de "presidente". "Se eu sou candidato eu vou embora. Sou presidente da República", afirmou. 

Sem comentários: