quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Livro da Semana - "O Infinito Num Junco" de Irene Vallejo Moreu


“A primeira palavra da literatura ocidental é «cólera» (em grego, ménin). Assim começa o hexámetro inicial da Ilíada, fazendo-nos mergulhar, de repente, sem hesitar, no barulho e na fúria. A rota que nos leva aos territórios de Eurípides, Shakespeare, Conrad, Faulker, Lorca ou Rulfo começa pela ira de Aquiles.” (pág. 92)

Irene Vallejo nasceu em Saragoça em 1979. Estudou Filologia Clássica e é escritora, colunista do El País e do Heraldo de Aragón, palestrante e promotora de educação e do conhecimento sobre o mundo clássico. 

O "Infinito Num Junco" é um livro técnico. Um livro sobre a história dos livros e da leitura. Com ele viajamos pela Grécia e por Roma, vemos surgir a escrita e o papel, conhecemos a dura e solitária luta dos escribas, vemos as batalhas de Alexandre e entramos na Biblioteca de Alexandria e muito mais…

O Infinito Num Junco é um livro denso, com muitas páginas e muita informação, quase que uma bíblia sobre este tema. É um livro para ler de uma ponta a outra e também para manter na estante como livro de consulta para quando se precisa. É bastante perceptível que a autora é uma estudiosa do tema e também uma verdadeira apaixonada por ele. Mergulhamos naquela época e naqueles lugares como se sempre lá tivéssemos estado, encantamo-nos, deixamo-nos levar.

Para quem estuda literatura ou simplesmente se interessa pelo tema esta é sem dúvida uma obra a não perder. Ao falar da literatura clássica de Grécia e de Roma falamos também do início da literatura ocidental. É o início dos livros e da leitura como os conhecemos hoje. Irene consegue passar imensa informação sem que o livro se torne entediante, muito pelo contrário. Chegamos a rir um pouco. É um livro bem organizado, bem construído e escrito de uma forma muito inteligente. O leitor aprende, sem sombra de dúvida.

Saber mais:

Sem comentários: