terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Tijolos a partir do plástico marinho — uma realidade



A alta concentração de resíduos plásticos nos oceanos é um desastre socioambiental mundial que exige soluções criativas, sustentáveis e com viabilidade econômica. E é exatamente isso o que a startup norte-americana Byfusion, radicada em Los Angeles, fez. A partir de uma máquina modular que comprime os resíduos plásticos em blocos de alta durabilidade, a empresa deu vida ao tijolo ecológico batizado de Replast. Como é possível customizá-los em diferentes formas e densidades, o material desperta bastante interesse do mercado da construção civil.

O tijolo da Byfusion não precisa de colas ou adesivos, apresenta elevado isolamento térmico e acústico e, segundo a startup, sua fabricação emite 95% menos G.E.E (Gases de efeito estufa) do que um bloco de concreto. Para facilitar a sua distribuição, a máquina que produz os tijolos pode ser transportada através de contentores para qualquer lugar do mundo.

O Replast já é utilizado na construção de muros e barreiras de estradas e, em breve, deve começar a ser aplicado na construção de casas e edifícios, com foco nas residências de viés social.

Homepage da Byfusion

Sem comentários: