sábado, 8 de julho de 2017

Reserva da Biosfera de Castro Verde, classificada como tal 3 dias antes da tragédia de Pedrógão

Fonte MAB 2017
Porque a prevenção é o melhor caminho para que no futuro se evitem tragédias como as que assistimos em Pedrógão, partilhamos um exemplo a ser seguido. 

O concelho de Castro Verde, "um ecossistema humanizado de alto valor natural" situado no Alentejo, foi  classificado como Reserva da Biosfera da UNESCO no dia 14 de Junho de 2017.

Com a classificação conseguida  o concelho de Castro Verde torna-se a 11.ª Reserva da Biosfera e a primeira a sul do rio Tejo, em Portugal, a ser inscrita na Rede Mundial de Reservas da Biosfera da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

O Arqtº Paisagista Rui Pedro Lérias co-dinamizador dessa candidatura enviou-nos a seguinte mensagem (adaptado) 

"Car@s Amig@s,

Quis o destino que na mesma semana em que ocorreu a enorme tragédia causada pelos incêndios no centro do país a UNESCO reconhecesse o valor de um caso exemplar de trabalho de um município, das suas gentes e de uma organização ambientalista para encontrar uma alternativa à eucaliptização.

A Reserva da Biosfera de Castro Verde, classificada como tal 3 dias antes da tragédia, é o resultado do trabalho de 30 anos da CM de Castro Verde, dos seus agricultores e da LPN-Liga para a Protecção da Natureza para impedir a eucaliptização daquele concelho e demonstrar que é possível lutar por um desenvolvimento sustentável, que fixa as populações e protege a biodiversidade.

Nos finais dos anos 1980 a Portucel preparava-se para eucaliptar grande parte do Concelho. Mas conseguiu-se impedir o que parecia inevitável.

Querem um exemplo de alternativa ao que se passou? Estudem o caso de Castro Verde. E divulguem-no. [...] não esperem que sejam sempre os 'outros' a encontrar soluções. Porque de Norte a Sul do país há quem lute contra a eucaliptização de forma construtiva e com excelentes resultados.

Ajudem a divulgar e a tornar positiva a discussão sobre os incêndios e os eucaliptos.
Castro Verde é a mais recente Reserva da Biosfera da UNESCO em Portugal
Beijos e abraços a tod@s!
Rui Pedro Lérias"

Bons esclarecimentos também no Diário de Notícias

Notícia no site da UNESCO aqui (ver as imagens)  e que reproduzo

Castro Verde Biosphere Reserve (Portugal)

Located in southern Portugal, in the hinterland of the Baixo Alentejo region, this biosphere reserve covers an area of almost 57,000 ha. It encompasses the most important cereal steppe area in Portugal, one of the most threatened rural landscapes in the Mediterranean region. It has a high degree of endemism in its flora. There is a bird community of around 200 species, including steppe birds such as the great bustard and endemic species such as the Iberian Imperial eagle, one of the most endangered birds of prey in the world. The population of about 7,200 habitants lives from the extensive production of cereals and livestock rearing.

Sem comentários: