Quando as “Partes” adotaram a Convenção Quadro das Nações Unidas em Mudanças Climáticas – CQNUMC, já se esperava que seriam adotadas ações mais enérgicas futuramente para combater o problema do aquecimento global. Com o estabelecimento de um processo de revisão, discussão e troca de informações permanente, a Convenção permite a adoção de compromissos adicionais em resposta a avanços científicos e disposições políticas.
Assim, em 1997, na cidade de Quioto no Japão, contando com representantes de 159 nações, foi então realizada a terceira Conferência das Partes – COP3, que culminou na adoção, por consenso, do Protocolo de Quioto, que ficou como um dos marcos mais importantes desde a criação da Convenção no combate à mudança climática.
Saiba mais sobre a COP3
- BRASIL. MCT – Protocolo de Quioto. Traduzido pelo MCT. Brasília, DF, 1997.
- CQNUMC – A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Versão editada e traduzida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com o apoio do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil. Rio de Janeiro, 1992.
- Página Oficial COP3 – UNFCCC
- EARTH NEGOTIATIONS BULLETIN. Summary of the Second Conference of the Parties to the Framework Convention on Climate Change: 8 – 19 July 1996. IISD, v. 12, N° 38, Monday, 22 July 1996.
Sem comentários:
Enviar um comentário