terça-feira, 13 de novembro de 2018

Pessoas singulares - Olga Fröbe-Kapteyn (1881–1962)

Arte, Espiritualidade, Universalismo
Diálogo Inter-religioso. Muito importante relembrar nestes dias negros.
Olga Fröbe-Kapteyn nasceu em Londres de pais holandeses, mas viveu em Zurique durante a maioria da sua vida. Ela era uma pessoa muito curiosa e ligada a pensadores como Carl Jung e Richard Wilhelm. Em Zurique, ela fundou a Eranos, que mais tarde seria conhecida como Fundação Eranos, uma conferência e instituto que promove a troca de ideias entre os mundos ocidental e oriental. Dessa forma, a sua influência se estendeu muito além do domínio da arte.
Embora Olga Fröbe-Kapteyn não fosse uma artista em tempo integral, as suas serigrafias da década de 1930 foram um subproduto intrigante da sua pesquisa sobre o simbolismo arquetípico. A obra de arte, incluindo o hipnotizante “The Central Spiritual Sun“, que sugere o seu talento inato para a criação de imagens, adicionando um significado profundo em cada peça.
Um dos aspectos mais notáveis da suas serigrafias é sua classificação como “Teosofista”. Este termo pode não ser definitivo, mas adiciona algo místico ao seu trabalho que torna o trabalho mais interessante. Pelo menos para mim. Algumas gravuras, como “Kether, The Crown“, inspiram-se na Cabala, enquanto outras exalam qualidades cristãs evidentes, apresentando uma fusão única de influências espirituais.

Sem comentários: