terça-feira, 19 de abril de 2022

Os cogumelos comunicam entre si



Quando pensamos em cogumelos, pensamos em pequenos fungos encontrados no meio da floresta, ou na maior parte das vezes, já no supermercado prontos para consumo. Mas a verdade é que são mais do que isso: são organismos que sabem comunicar.

Uma investigação da Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE), financiada pelo programa europeu Horizonte 2020, indica que os cogumelos utilizam sinais elétricos, idênticos à linguagem humana, para comunicar e passar informações entre si. Esta atividade foi analisada em quatro espécies de fungos: Flammulina velutipes, Schizophyllum commune, Omphalotus nidiformis e Ophiocordyceps sinensis. Os picos da atividade elétrica agrupavam-se e eram semelhantes a um vocabulário de até 50 palavras. As espécies Schizophyllum commune e Omphalotus nidiformis apresentaram o maior vocabulário, tendo a primeira criado as frases mais complexas.

Os autores são sabem justificar a descoberta, no entanto, reconhecem que não se trata de algo aleatório. Ainda assim, não querem, para já, definir esta atividade como uma verdadeira linguagem.

“Apesar de interessante, a interpretação como linguagem parece demasiado e iria exigir muito mais investigações e testes de hipóteses críticas antes de vermos a ‘Fungus’ no Google Tradutor”, afirma Dan Bebber, membro do comité de investigação de biologia fúngica da British Mycological Society, ao The Guardian.

2 comentários:

Carlos Faria disse...

Curioso... falta só perceber se têm consciência do facto como certos animais e um que sabemos bem que tem.

João Soares disse...

Sem dúvida, Carlos Faria. Forte abraço.