domingo, 27 de fevereiro de 2022

Biodiversidade da região do Barroso ameaçada

Diversidade do Barroso ameaçada by João Soares on Scribd


Por Ernestino Maravalhas
Powerpoint que integra uma apresentação oral proferida em Coimbra em setembro passado no âmbito do XIX Congresso Ibérico de Entomologia (Maravalhas & Arantes, 2021), onde é aflorado o tema da água no solo.

É sabido que o Barroso (que inclui parte do PNPG), represa muita água, necessária não só à manutenção da biodiversidade e das paisagens, mas igualmente das atividades agrícolas e para consumo humano, mas continuam a teimar em destruir os aquíferos que irão ser importantíssimos no longo termo. Não só para os locais, ou para a região, mas porventura para todo o país.

Este é um dos motivos pelos quais SOU CONTRA A MINERAÇÃO PREVISTA PARA A REGIÃO. E este é igualmente um dos motivos pelos quais deveremos aproveitar todo o represamento de água que existe, incluindo as grandes barragens, que obliteraram a paisagem mas que poderão vir a ser uma parte da solução do problema da água.

A ONU não foi capaz de evitar a guerra na Europa...

Será que a UE vai evitar a guerra pela água em Portugal? Eu não quero tornar-me eurocético, mas não vejo nenhuma ação da UE em favor da preservação da água num país mediterrânico exposto à desertificação...

PS - PF não me falem em dessalinização, por agora ainda não estamos no deserto...

2 comentários:

Pedro Teixeira da Mota. disse...

Sem dúvida. Esperemos que o bom senso, tão ausente da União Europeia, prevaleça, já que são bem fundamentais e salvíficos que estão em causa: águas, terras, pessoas, património imaterial. Boas continuações...

João Soares disse...

Sem dúvida, Pedro Mota.
Um abraço. Volte sempre.