How can the finance sector help save the planet? The sector’s leading voices explore the crucial role of finance in turning the tide on climate change and nature loss.
Quando o Tesouro do Reino Unido abordou Sir Partha Dasgupta em 2019 para realizar uma revisão da economia da biodiversidade, a primeira vez que um ministério das finanças encomendou tal estudo, o eminente economista britânico da Universidade de Cambridge não pensou duas vezes antes de dizer “sim ”.
Nos 18 meses seguintes, Dasgupta e sua equipa combinaram evidências científicas, econômicas e históricas com modelagem matemática rigorosa para produzir A Economia da Biodiversidade: A Revisão Dasgupta.
Lançado em fevereiro de 2021, o relatório histórico mostra que o crescimento econômico teve um custo devastador para a natureza. Ele deixa claro que a humanidade está destruindo seu bem mais precioso, o mundo natural, ao viver além das possibilidades do planeta, e destaca estimativas recentes de que seriam necessários 1,6 Terras para manter os padrões de vida atuais.
“As previsões económicas consistem em investimento em fábricas, taxas de emprego, crescimento [do produto interno bruto]. Eles nunca mencionam o que está acontecendo com os ecossistemas”, disse Dasgupta, que é o Campeão da Terra para Ciência e Inovação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) deste ano. “É realmente urgente pensarmos nisso agora”, disse ele.
O relatório foi o culminar de quatro décadas de trabalho em que Dasgupta procurou ultrapassar os limites da economia tradicional e expor a conexão entre a saúde do planeta e a estabilidade das economias.
A Economia da Biodiversidade é a base de um campo crescente do que é conhecido como contabilidade do capital natural, no qual os pesquisadores tentam avaliar o valor da natureza. Esses números podem ajudar os governos a entender melhor os custos econômicos de longo prazo da extração de madeira, mineração e outras indústrias potencialmente destrutivas, fortalecendo a proteção do mundo natural.
“As contribuições inovadoras de Sir Partha Dasgupta para a economia ao longo das décadas despertaram o mundo para o valor da natureza e a necessidade de proteger os ecossistemas que enriquecem nossas economias, nosso bem-estar e nossas vidas”, disse Inger Andersen, Diretor Executivo do PNUMA.
Sem comentários:
Enviar um comentário