sexta-feira, 1 de maio de 2020

Música do BioTerra: Einstürzende Neubauten - Alles in Allem


Há muito que não se ouvia música nova da histórica banda alemã, criada em 1980. Quarenta anos depois, os Einstürzende Neubauten continuam a “minar rotinas”Os Einstürzende Neubauten são únicos. Incomparáveis. Significa isto que se alguma banda nos soar minimamente como eles, teremos logo a sensação de que os estão a tentar imitar. Desde 1980 criaram uma gramática própria, só sua, no que se convencionou chamar “rock industrial”. Essa identidade faz-se, sobretudo, de ruídos produzidos por instrumentos não convencionais, objetos e máquinas (berbequins, betoneiras…) e do carisma do seu fundador Blixa Bargeld, especialmente dos seus inigualáveis gritos agudos. As letras em alemão contribuem, claro, para essa aura só sua. O caos provocado nos seus concertos/happennings nos anos 80 é lendário. Mas o rigor germânico no meio desse caos também sempre marcou o trabalho dos Einstürzende Neubauten.

Nick Cave, quando encontrou Blixa Bargeld numa noite de concerto no início dos anos 80, ficou tão fascinado com a figura que o convocou para fazer parte dos seus Bad Seeds. Até 2003, o alemão soube dividir-se entre a banda de Cave, na qual teve um papel fundamental, e os seus Neubauten. Mas, desde aí, pôde dar mais atenção ao seu projeto. Com a passagem do tempo, o rigor foi-se sobrepondo ao caos, mas a enérgica secção rítmica, a partir de muitos mais objetos do que tambores e baterias, continuou a estar presente, ao lado de um lirismo cada vez mais presente.
Alles in Allem apresenta dez canções e logo na primeira, Ten Grand Goldie (cujo vídeo evoca diretamente a era de confinamento dos últimos meses, com Blixa a cantar de máscara e imagens caseiras), somos transportados para Berlim num repetitivo e viciante coro/refrão.

Nos últimos anos, os Neubauten têm inovado nos métodos de produção, edição e distribuição da sua música (numa ligação muito direta com o seu público através do site neubauten.org). E, claro, não deixaram de inovar no modo de concretizarem e registarem os seus sons. Em entrevista recente ao jornal inglês The Guardian, Blixia dizia: “Quero minar rotinas e sabotar lógicas. Fazemos isso há 40 anos.”
Desde 2007, ano de Alles Wieder Offen, que não havia um disco de estúdio dos Einstürzende Neubauten. Com Alles in Allem provam que estão em grande forma. Todos os concertos de apresentação que estavam marcados foram adiados para 2021 (em Portugal, as datas previstas são agora 18 e 19 de maio, em Lisboa e no Porto).

Ouça aqui o tema Ten Grand Goldie

Sem comentários: