Numa altura em que o mundo se preocupa cada vez mais com o impacto da produção dos bens de consumo e a utilização insustentável dos recursos naturais, surgem projetos que procuram fazer a diferença.
É este o caso dos centros de reutilização “Kierrätyskeskus” na Finlândia. Os seus grandes armazéns – diferentes das habituais lojas de segunda mão – fornecem uma alternativa à “cultura do descartável” e combatem o desperdício.
Existem sete, espalhados por várias cidades da área metropolitana de Helsínquia. O inventário destas lojas sem fins lucrativos inclui uma enorme variedade de objetos em segunda mão a preços acessíveis, como mobília, eletrodomésticos, roupa, brinquedos, livros, utensílios de cozinha, bicicletas, artigos de desporto e muito, muito mais. Para o resto do país, está disponível uma loja online.
“Estamos a consumir os recursos naturais a um ritmo insustentável. O cerne do Kierrätyskeskus reside na redução deste hábito destrutivo, de modo a promover e permitir a reutilização, upcycling, DIY e um estilo de vida sustentável. Acreditamos que cada um de nós pode ser mais do que apenas um consumidor”, explica a organização.
Os artigos disponíveis nas lojas são doados pelo público ou por empresas. Os centros reparam os eletrodomésticos e aparelhos eletrónicos doados que possam estar avariados e ainda fazem “upcycling” de alguns artigos, criando novos produtos para a Plan B, a sua própria marca de moda, mobiliário e acessórios.
Toda a notícia aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário