quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Pomares urbanos, árvores de fruto nas cidades

Assine e divulgue a petição: "Árvores de fruto no combate à fome"
Foto: MAI
Mais leituras
Trees on agricultural land sink four times more carbon, say authors in this recent study (toda  a notícia aqui)

Plantação de pomares (adequados ao nosso clima, de diferentes frutos, com diferentes meses de colheita ao longo do ano) nas escolas, parques, espaços públicos vazios, edifícios públicos, hospitais, ruas, Instituições solidariedade social, etc., para serem usadas como fruta, sumos, saladas.

A cada dia que passa a pobreza e a fome são maiores principalmente nos jovens e idosos, (“Portugal com mais pobres do que em 1974”)

Na idade escolar, sabe-se através de estudos realizados por especialistas em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) revelaram que crianças que se alimentam de forma insuficiente e inadequada sofrem com dificuldade de concentração, problemas com a coordenação motora e comprometimento na aquisição/formulação do conhecimento, “Alimentos como refrigerantes e qualquer derivado de fritura devem ser evitados e trocados por frutas e sucos provenientes da fruta”.
Há crianças a passar fome nas escolas portuguesas, com os pais a reclamarem da quantidade e qualidade das refeições servidas aos alunos. (Ler mais em: Crianças comem mal nas escolas)

Existe uma cada vez maior necessidade das autarquias e instituições de solidariedade social de obterem não só alimentos básicos mas também frescos para darem de comer a quem tem fome.
Após um pequeno investimento inicial todos passarão a dispor de uma fonte de alimentos quase todo o ano (com custos quase nulos), e ao mesmo tempo terá um aspeto pedagógico nas escolas.
O público-alvo para a implementação deste projeto são sobretudo o próprio estado, as autarquias, as escolas, hospitais, instituições de solidariedade social...

As principais fontes de financiamento serão:
  1. as verbas das autarquias (inicial, por troca com árvores decorativas)
  2. os apoios comunitários 2014 – 2020: "Promover a inclusão social e combater a pobreza".
  3. doações e a população local através de “Pomares Urbanos” atribuídos pela Câmara Municipal.
Este é um projeto pioneiro neste conceito (descobri posteriormente que só existe algo parecido na Escócia através da organização "Fruitful Schools" com a plantação de macieiras nas escolas: , o clima não permite uma maior variedade de frutos e ao preparar esta página descobri outros bons exemplos, sendo um dos mais interessantes o “London Fruit City”, com a localização dos locais em Londres, aonde as pessoas podem colher os mais variados frutos).

Vamos todos apoiar esta ideia, para a sua implementação em cada município (nas escolas, parques, espaços públicos vazios, edifícios públicos, hospitais, ruas, Instituições solidariedade social, etc.).

Sem comentários: