quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O Top Ten dos alimentos transgénicos

Os mais bem cotados em bolsa de mercados! O milho, arroz, soja, algodão e o tomate, principalmente.


1. Milho - Corn. Milho foi modificado para criar seu próprio insecticida  Os EUA Food and Drug Administration (FDA) declarou que toneladas de milho geneticamente modificado foi introduzida para consumo humano. Monsanto revelou que metade das quintas de milho doce nos EUA são plantados com sementes geneticamente modificadas. Ratos alimentados com milho GM foram descobertos a ter menor prole e problemas de fertilidade. 

2 Soja - Soy. A soja também tem sido geneticamente modificado para resistir aos herbicidas. Produtos de soja incluem farinha de soja, tofu, bebidas de soja, óleo de soja e outros produtos que podem incluir doces, produtos assados ​​e óleo comestível. Hamsters alimentados com soja GM foram incapazes de ter filhos e sofreram uma alta taxa de mortalidade. 

3 Algodão - Cotton. Como o milho e soja, o algodão foi concebido para resistir aos pesticidas. Considera-se de alimentos , porque o seu óleo pode ser consumido. A sua introdução na agricultura chinesa produziu uma substância química que mata lagarta do algodão, reduzindo a incidência de pragas não só em culturas de algodão, mas também em campos vizinhos de soja e milho. Aliás, milhares de agricultores indianos sofreram erupções cutâneas graves após a exposição ao algodão Bt. 

4. Papaia- Papaya. A variedade resistente a vírus de mamão foi comercialmente introduzida no Havaí em 1999. Mamoeiros transgénicos compõem três quartos da colheita total de papaia havaiano. Monsanto concedeu Tamil Nadu Agricultural University em tecnologia para o desenvolvimento de Coimbatore mamão resistente ao vírus da mancha anelar na Índia. 

5 Arroz - Rice. Este alimento básico do Sudeste Asiático já foi geneticamente modificado para conter uma elevada quantidade de vitamina A (arroz dourado). Alegadamente, há relatos de variedades de arroz contendo genes humanos para ser cultivadas nos EUA. O arroz irá criar proteínas humanas úteis para lidar com diarréia infantil no mundo. China Daily, um jornal online, informou potenciais graves problemas de saúde pública e meio ambiente com arroz geneticamente modificado considerando sua tendência a causar reações alérgicas com a possibilidade simultânea de transferências de genes . 

6. Tomate - Tomatoes. Os tomates já foram geneticamente modificados para maior durabilidade, impedindo-os de fácil decomposição e degradação. Num teste realizado para determinar a segurança de tomates transgénicos, algumas espécies de animais morreram dentro de algumas semanas após consumir tomates GM. 

7. Colza - No Canadá, essa cultura foi rebatizado de canola para diferenciá-lo de de colza não-comestíveis . Material de alimento produzido a partir de colza inclui óleo de canola usado para processar óleo de cozinha e margarina. Mel pode também ser produzido a partir de colza GM. As autoridades de fiscalização de alimentos alemães descobriram tanto quanto um terço do total de pólen presente no mel canadiano pode ser de pólen GM. Na verdade, alguns produtos de mel do Canadá também foram descobertos ter pólen de canola GM. 

8. Produtos lácteos- foi descoberto que 22 por cento das vacas em os EUA foram injetados com hormona de crescimento recombinante (geneticamente modificados) bovino (rBGH). Esta hormona Monsanto criado artificialmente força vacas para aumentar a sua produção de leite em 15 por cento. O leite de vacas tratadas com esta hormona indutora leite contém níveis elevados de factores IGF-1 (de crescimento insulina-1). Os seres humanos têm também IGF-1 no seu sistema. Os cientistas têm expressado preocupações de que níveis mais elevados de IGF-1 em seres humanos têm sido associados com o cancro da mama e do cólon. 

9. Batatas - Potatoes. Ratos alimentados com batatas modificadas com Bacillus thuringiensis var. Kurstaki Cry 1 foram encontrados para ter toxinas no seu sistema. Apesar das alegações em contrário, isso mostra que Cry1 toxina era estável no intestino dos ratos. Quando os riscos de saúde foram revelados, ele acendeu um debate. 

10. Ervilhas - Peas. As ervilhas que foram geneticamente modificadas provocam respostas imunitárias em ratinhos e, possivelmente, até mesmo em seres humanos. Um gene de feijão foi inserido nas ervilhas, criando uma proteína que funciona como um pesticida. 

Fonte: Natural News


O trigo transgénico não é referido aqui neste estudo, mas sabe-se que é muito apetecível, porque para além da importância económica, o trigo (seja ou não transgénico) é muito utilizado como biocombustível, sobretudo nos EUA. Acompanhar toda a polémica no artigo muito bem referenciado na wikipedia

Sem comentários: