terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Jornalismo ambiental e consumo sustentável (o aquecimento global também tem origem no consumismo desenfreado)


Consumo Globalizado

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a parcela da sociedade que está francamente inserida no consumo forma uma classe mundial estimada em 1,7 bilhão de adeptos fiéis, com renda anual média de US$ 7.000. E, provando que a concentração da renda é o maior de todos os males do mundo moderno (HOBSBAWM,1995, p. 393, 395 e 397)
13 , mais da metade desses consumidores estão nos países em desenvolvimento. Nessas “lhas de riqueza do Terceiro Mundo, a palavra chave é imitar os padrões de consumo da Europa e dos EUA (o que Roberto Campos chama de crescimento imitativo)14, a tal ponto que o Brasil é o segundo maior comprador de aviões executivos do mundo, logo após os EUA, e São Paulo tem uma das maiores frotas de helicópteros do planeta. Ora, se a mídia é mantida pelo capital das elites e se as elites estão de costas para o Brasil, geralmente voltadas para os grandes negócios internacionais, então resulta claro que a mídia, no Brasil, é um negócio das elites, por isto, não está interessada em notícias menores que tratam de cooperativas, projetos comunitários, críticas ao modelo consumista, ou líderes carismáticos que enfrentam o poderio americano, como fazem os ambientalistas.15

13
A história mundial dos 20 anos após 1973 é a de um mundo que perdeu
suas referências e resvalou para a instabilidade e a crise..A maioria das pessoas se tornou mais pobre na década de 1980 que foi de severa depressão.No Brasil, monumento de injustiça social, campeão mundial de desigualdade econômica, os 20% mais pobres da população dividiam entre si 2,5% da renda total da nação, enquanto os 20% mais ricos ficavam com quase dois terços dessa renda conforme dados do início da década de 1990.

14
Entre um terço e a metade da renda dos países periféricos é apropriada
pelos que reproduzem os padrões de vida dos países cêntricos, e a outra parte (entre metade e dois terços) divide-se de forma mais ou menos desigual com a massa da população; nesse caso, a minoria privilegiada não pode ir muito além de 5% da população do país”. (Cf. FURTADO, C. O Mito do Desenvolvimento Econômico, 1974, p. 84).
15
A primeira entidade ambiental nasceu em 1948, quando foi criada a União
Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) integrando agências governamentais e órgãos não - governamentais,com o objetivo de garantir os recursos naturais. Com a criação da UICN, os movimentos conservacionistas, inclusive aqueles pela criação de parques nacionais, difundiram-se pelo mundo e foram criadas inúmeras entidades não-governamentais. (Cf. PRADO, N., Bons Ventos

Fonte: Pedro Celso Campos

Sem comentários: