sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Crónica de uma viagem pela Europa Central

Todas as cidades que visitei e foram 5 (Berlim, Dresden, Praga, Viena e Budapeste) apresentam particularidades especiais.Em comum todas foram palco de invasões,sofreram ciclos de destruição e renovação por causa de guerras.
Os edifícios dessas cidades são museus vivos.
Dresden foi brutal e estupidamente destruída pelos ingleses já quase no fim da II Guerra Mundial.
Algumas foram sede de impérios (Viena) e outras de divisões políticas e muros (Berlim)....

Em Berlim está quase tudo duplicado:duas bibliotecas nacionais,dois jardins zoológicos...resultante da antiga separação RDA e RFA através do Muro.Ainda há um resto num ponto da cidade chamado East Side Gallery.
Ainda em Berlim abundam memoriais à II Guerra Mundial.
Há uma escultura relembrando a perseguição aos judeus em Viena muito curiosa, perto da Ópera.

Acho que a lição maior que estas cinco cidades nos dão é que os seus habitantes tão cedo não desejam mais conflitos....respiram naturalidade, há uma aposta em caminhar para novas arquitecturas (Berlim,Viena), com ciclovias e sempre rodeadas de árvores e um planeamento urbano prévio.
Sente-se, contudo, que têm uma nostalgia de algumas falhas da sua História já longa: vi poucos vestígios de edifícios ou traços da Idade Média (ao contrário das nossas cidades), à excepção de Praga- justamente apelidada por cidade das cem torres.
Praticamente nestas cidades não existem centros comerciasi gigantes (shoppings).

Também não abundam as caixas multibanco em todas as esquinas nem dependências bancárias em qualquer edifício histórico (como cá acontece).
Reparei que ainda há aquele verdaderio espírito/objectivo do Café: estar algumas horas num bate-papo...o atendimento é de facto um pouco lento...por isso os empregados ficavam algo baralhados quando se pedia a conta tão cedo (principalmente em Viena e Praga).
Uma outra imagem que não me sai da cabeça: na Alemanha (aliás como já tinha observado em França) o que é das matas/florestas é só delas (e estão INTACTAS) e o que é do Homem então incorporam-nas (abundam os parques urbanos e em Viena ainda hoje existe o Prater)...

Entre as várias cidades (e principalmente a República Checa) há imensas florestas....
Na Austria e partes da Alemanha já abundam parques eólicos.
O único aspecto negativo que encontrei em todos estes países foram os seus rios: poluídos e com demasiada intervenção humana (canais, mini-hídricas, barragens).

Sem comentários: