quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Educação Ambiental e a Espiritualidade

O certo e o errado estão muito vacilantes nestes tempos em que o discurso é a insegurança: nas nações,no emprego,nas relações humanas....nestes tempos apostados no autismo e arrogância de muitos governantes em nome de indecisões ou más escolhas de prioridades estruturantes na Educação, Energia, Água,etc provocadas pelos senhores do capital e poderosos das armas....No limite nestes tempos de procura de algo que mobilize a sociedade...sem que se repitam tempos de dor, tortura, racismo e Guerras Mundiais....
Salvar a Terra não seria o tema mobilizador?? Quando para as questões ambientais são necessárias medidas urgentes e há mais de quarentas anos que não catapultam os políticos nem os economistas, nem a sociedade.Porquê??

No limite não posso chegar a alguém que passa sede e fome por consequências já do efeito de estufa (não falando aqui de questões militares, conflitos de poderes) oferecer Malraux, nem Sartre nem Jesus nem outros pensadores....eu tenho que agir através da melhoria das suas condições ambientais....impondo regras e hábitos aos outros cidadãos do mundo que sejam mais adequados e solidários e aí sim há genuíno Amor....e Paz!!!

Um amigo meu, Serrano Neves, diz-me o seguinte e eu subscrevo inteiramente : O Amor é um discurso de 2.000 anos do calendário cristão, e continua muito firme enquanto discurso.Todos os dias alguém fala em Amor e as pessoas até se "arrepiam", mas no dia seguinte o Pão de cada dia reassume a dominância da mente e o Amor fica para amanhã.

Hoje tive conhecimento de uma Associação Cristã A Rocha, que é uma organização de conservação da natureza, cujo nome em Português reflecte a sua primeira iniciativa - um centro de estudos ambientais na Ria de Alvor, Algarve.
Claramente os objectivos da Rocha são louvaveis e interessantes....

Muitos sites versando Ambiente ou Educação Ambiental penso que impregnam muitos deles essa faceta construtiva....

Contudo o assumir alguma identificação religiosa, pode limitar as opções dos leitores: se for judaico/arabe/hindú etc poderá recusar ler a Rocha ....e lá se vai mais alguma perda importante de informação/formação...para os leitores e no final para o Ambiente!!!


Por outro lado pode-se ser um formador com espiritualidade consciente....será transversal....obriga a que conheça alguns paradigmas de cada religião...mas se o objectivo é uma solução confortável nessa comunidade em que está a trabalhar...melhor ainda.....

Por isso tenho a tónica e penso e muito que Educação Ambiental tem que ser feita na realidade, pensando global, agindo localmente , questionando os hábitos, as preferências, investigando as culturas orais, escritas, arquitectónicas, na busca de soluções ambientalmente confortaveis e depois....sairá frutos...que tangirão depois essa outra realidade....

Por exemplo quando estou a apelar à Paz e ao Amor na Paz, estou a ver onde posso intervir naqueles pequenos conflitos que existem no nosso dia a dia e que geram graves problemas socioambientais:

-Aquele proprietário ruim que não quer ceder por menos dinheiro o seu terreno a uma ONG ou para a protecção da floresta....Vai falar com ele ou deixa passar???
- Na cidade aquele seu vizinho que está constantemente buzinando e barafustando contra qualquer um e até trabalha a poucos quilómetros de casa....Vai falar com ele ou deixa passar???
-Na escola, no trabalho, na Justiça, nas empresas, está a perguntar aos seus colegas sobre a situação dos emigrantes, dos papeis de homens e de mulheres, das identidades/opções religiosas e ver que soluções existem para a pacificação...Está falando disso ou deixa andar??
-A valorização novamente do artesanato como apelo à reutilização e ao comércio justo...Está apostado nisso???
- Tem em sua casa radio a manivela??Faz composto, mesmo na cidade??Tem uma pequena horta???

- E quanto às criaturas de Deus
-É caçador??Aceita a caça, o envenamento??

-Tem variado a sua alimentação, optando por uma culinária mais vegetariana???
- Vai falar aos responsáveis do Horto Municipal pedindo que também plantem/vendam árvores autóctones???

-- Quanto está disposto a salvaguardar um Parque Marítimo e dedicar-se a outras actividades??


Como vê uma paisagem??

Sem comentários: