Não estamos todos fartos de um mundo repleto de violência, guerra,
negócios de armamento, conflitos, vítimas inocentes, intolerância e agressões?
Pois bem, o GAIA, informou já em Fevereiro deste ano, que se encontra neste momento a desenvolver uma campanha que pretende lutar pela bela utopia de um mundo onde,gradualmente, todos esses fenómenos possam ter cada vez menos espaço e, ao invés, se possam desenvolver relações e paradigmas de Paz e Não-Violência, Cooperação, Fraternidade e Igualdade entre todos os povos e nações.
É utópico? Pois bem, é da utopia que nascem as visões de um mundo melhor e da utopia que se fazem as verdadeiras (r)evoluções de mentalidades e comportamentos. Face à realidade actual, nada temos a perder em lutar pelas nossas utopias e valores primordiais da Paz e Fraternidade entre todos os seres, até porque o que podemos fazer a esse nível, se calhar, é bem mais do que possamos pensar.
Nesse sentido, o GAIA, juntamente com outras associações e iniciativas pela Paz e Não-Violência, a nível nacional (Plataforma Mahatma Gandhi) e internacional (Abolition2000) tem vindo a desenvolver a a campanha pela Paz e Não-Violência direccionada para a sensibilização
sobre estas como atitude e filosofia de vida activa e para uma educação pela Paz.
Para isso, tomámos por objectivos a reflexão e proposta de actividades tendo
em vista a promoção desta cultura de Paz e Não-Violência (nomeadamente questionando o militarismo), uma análise da situação portuguesa neste âmbito e uma abordagem e aprofundamento da questão da energia e armamento nuclear sob uma postura crítica e abolicionista.
Durante este ano 2006 temos planeadas diversas acções, tendo a primeira sido realizada a 30 de Novembro (Dia Internacional de Mahatma Gandhi)em conjunto com a Associação Campo Aberto, com a passagem de um filme e forum de discussão sobre as temáticas da Paz e Não-Violência, nomeadamente na linha de pensamento desse grande mentor da Paz e Não-Violência que foi Mahatma Gandhi.
Estão ainda previstas acções para:
Aniversário da Invasão do Iraque (acção de protesto contra a guerra e todas as ocupações militares)
Dia da Defesa Nacional - recruta durante Maio (acção pela não militarização dos jovens)
Dia Criança - de Junho (comemoração pela Década Internacional para uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo - acção de valorização da Paz e Não-Violência)
Encontro Internacional da Rede Abolition 2000 (a acontecer em Agosto, na Bélgica)
Aniversário dos Bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaqui, 6 e 9 de Agosto (acção de âmbito contra a proliferação nuclear)
Sessenta anos dos Direitos Humanos - Dezembro (acção de valorização da paz e não-violência)
Entre outras acções ainda a agendar
Qualquer ajuda em termos de activismo podem ser muito importantes e constituir um esforço muito relevante para o desenvolvimento da campanha, algumas tarefas em que essa ajuda é particularmente pertinente:
- tradução e redacção de textos
- redacção de comunicados de imprensa
- estabelecimento de contactos e divulgação na imprensa
- planeamento e realização de acções directas pela Paz e Não-Violência,
podendo incluir acções pacifistas de desobediência civil
- investigação (paz, militarismo, energia e armamento nuclear, relação
destas variáveis com o ambiente)
- estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais
- trabalho gráfico e audiovisual
- apoio informático
- apoio jurídico
- disponibilização de espaços e infra-estruturas para a realização de
actividades e o que mais cada um@ possa sugerir!
Tentaremos ainda desenvolver algumas acções de formação sobre as áreas em questão, apresentar e divulgar os resultados contínuos da campanha e conseguir uma articulação efectiva com outras organizações que trabalhem em prol da Paz e Não-Violência a nível nacional (Plataforma Mahatma Gandhi e outras) e internacional (nomeadamente, na campanha Abolition2000).
É também importante a criação de estruturas que capacitem a criação de um Fórum pela Paz e Não-Violência (de índole internacional, promovido por organizações nacionais) a realizar-se idealmente em Janeiro de 2007.
Nesse sentido, e se pretenderes, desde já, acompanhar as actividades no âmbito da Paz e Não-Violência e receber informações sobre futuras iniciativas podes inscrever-te na lista do Forum Mahatma Gandhi em:
http://lists.riseup.net/www/info/forum_mahatma_gandhi
ou enviando um e mail para:
forum_mahatma_gandhi-subscribe@lists.riseup.net
ou, no caso de não conseguires, para:
porto@gaia.org.pt
Se acreditas nos valores da Paz e Não-Violência, chegou então a tua oportunidade para poderes lutar e fazer algo efectivo por eles.
Para mais informações ou se estives interessado\a, por favor contactem
um@ d@s activistas da campanha:
Inês Vieira _ inesvieira@gaia.org.pt
Pedro Jorge Pereira _ pjp@gaia.org.pt
ou então o GAIA – Porto
porto@gaia.org.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário