Assassina profissional, a acácia desenvolveu uma técnica primorosa para assassinar seus predadores. Quando é atacada, as folhas liberam etileno gasoso. O gás é facilmente detectado por outras acácias na região, que começam a produzir tanino em quantidade suficiente para matar os antílopes que delas se alimentam.
2) ANTÚRIO .
Exótica e exuberante, essa planta é também altamente tóxica. Quando ingerida por humanos, pode causar lesões na boca, faringe e laringe, vômito, dificuldade de engolir e asfixia. São especialmente perigosas para crianças e animais de estimação.
4) DEDALEIRA.
6) LÍRIO DO CAMPO .
Um pouquinho dessas plantas provavelmente não faz mal a ninguém, mas, dependendo da quantidade ingerida, o lírio do campo pode causar náuseas, vômito, diarreia e cãibras. Mais assustador ainda é o fato de que elas também podem tornar os seus batimentos cardíacos mais lentos e irregulares.
As folhas da dedaleira-roxa podem ser mortais para crianças e animais pequenos devido à alta concentração de digitalina. Por outro lado, pequenas quantidades dessa substância são usadas no tratamento de alguns problemas cardíacos.
5) HORTÊNSIAS .
O veneno da hortênsia pode causar convulsões, dores de barriga, vômitos e, em casos mais graves, coma. Essa não é a planta mais indicada para criar em lugares com animais e crianças pequenas.
7) NARCISOS .
Os bulbos dos narcisos, se ingeridos em grandes quantidades, também podem causar náuseas, cólicas e diarreia.
8) OLEANDRO .
Considerada por muitos a planta mais venenosa do mundo, o oleandro pode provocar um efeito devastador no coração de quem ingere, além de provocar dores abdominais, pulsação acelerada, diarreia,irritação da boca, náusea e vômitos. Uma única folha pode matar uma pessoa.
9) RODODENDRO.
O gênero Rododendro, que inclui as azaleias, também entram na lista das plantas bonitinhas, mas ordinárias. A ingestão pode causar distúrbios digestivos, hiper ou hipotensão cardíaca, acarretando consequentemente bradicardia e arritimias.
10) WISTERIA.
Fontes: Curiosidades da Terra
Sem comentários:
Enviar um comentário