quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Artista médico revela como era Jesus Cristo usando ciência forense


A aparência física de Jesus Cristo permanece um mistério. Nenhuma descrição da aparência de Jesus está incluída no Novo Testamento, e não há restos esqueléticos ou corporais para realizar uma análise de DNA. Isso significa que nossas ideias sobre sua aparência foram formadas principalmente por representações artísticas subjetivas. Até agora.

A Popular Mechanics relata que especialistas forenses britânicos e arqueólogos israelenses colaboraram para desenvolver um modelo de computador do rosto de Jesus Cristo com base na antropologia forense.

Lideradas pelo artista médico aposentado Dr. Richard Neave, da Universidade de Manchester, as imagens construídas pela equipa de cientistas sugerem que Cristo poderia ter um rosto largo, com olhos escuros, cabelos escuros curtos, barba espessa e pele bronzeada.

Neave e sua equipa basearam sua reconstrução na análise de três antigos crânios semitas – encontrados por arqueólogos israelenses e datados por volta do mesmo período em que Jesus viveu – e combinaram os dados com referências antropológicas.

De acordo com o Daily Mail, os olhos, lábios e nariz de Jesus Cristo foram estimados com base na forma dos crânios semitas. Os cálculos de um programa de computador determinaram a aparência dos músculos subjacentes e da pele.

Para determinar a cor dos olhos, cabelos e pele, os cientistas estudaram informações antropológicas, como obras de arte do primeiro século, referências literárias e a Bíblia.

Com base nos escritos de S. Paulo na Bíblia - que afirmavam que "se um homem tem cabelo comprido, é uma vergonha para ele" - a equipe verificou que Jesus provavelmente tinha cabelos curtos e crespos e que usava barba, conforme ditado pelos judeus. tradição da época.

A equipa levantou a hipótese de que, com base em sua ocupação como carpinteiro, Jesus teria uma estrutura muscular e pele bronzeada por trabalhar ao ar livre. Eles estimaram a sua altura num metro e meio e o seu peso em cerca de 50 kg.

O retrato resultante difere significativamente das representações encontradas na literatura ocidental e na arte renascentista. No entanto, a gama de representações artísticas de Jesus variam muito, dependendo dos contextos geográficos. Esta questão foi levantada recentemente, quando um homem de Nova York processou o Metropolitan Museum of Art em Nova York pela exibição pública de representações “racistas” de Jesus como um homem branco de cabelos loiros.

“Embora as imagens ocidentais sejam dominantes, em outras partes do mundo [Jesus] é frequentemente mostrado como negro, árabe ou hispânico”, disse Carlos F. Cardoza-Orlandi, professor associado de cristianismo mundial no Seminário Teológico Columbia em Atlanta, à Popular Mechanics.

Fonte e tradução: News Art Net

Leitura recomendada:

Sem comentários: