Aggrotech (ou Hellektro) é um subgénero agressivo de música eletrónica industrial, caracterizado por batidas de techno rápidas, vocais distorcidos e sintetizadores pesados, com temas líricos sombrios, militares e apocalípticos, popular nos anos 2000 e associado a estéticas como o cybergoth. Bandas como Combichrist, Hocico e Grendel são exemplos do género, que combina elementos de hard electro, EBM e industrial hardcore, explorando visuais de guerra urbana, biohazard e temas perturbadores.
Características Principais:
Música: Batidas eletrónicas fortes, sintetizadores proeminentes (muitas vezes com o som 'Supersaw'), vocais agressivos, distorcidos ou alterados, e uso de efeitos de glitch e estática.
Origens: Desenvolveu-se a partir do electro-industrial e do dark electro, emergindo em meados/fins dos anos 90 na Alemanha e Bélgica (onde é conhecido como Hellektro).
Temas Líricos: exploram a misantropia, violência, terror, temas médicos, distopias e cenários de "fim do mundo".
Estética Visual: fortemente influenciada por temas táticos, militares, biohazard (símbolos de radiação, máscaras de gás) e imagens de horror/fetiche, contrastando com cores neon do cybergoth tradicional.
Artistas Notáveis: Funker Vogt, Combichrist, Hocico, Grendel, Psyclon Nine, Suicide Commando, Agonoize, Nachtmahr.
Popularidade: Teve um pico de sucesso underground nos anos 2000, com a ascensão da subcultura cybergoth, embora a sua popularidade tenha diminuído nos anos 2010, com muitos artistas a migrarem para outros estilos.
Sem comentários:
Enviar um comentário