quinta-feira, 9 de julho de 2020

Proteger 30% do planeta pode reforçar economia global em mais de 450 mil milhões

Fonte: aqui

Quase um terço dos oceanos e áreas terrestres do mundo poderiam estar sob protecção ambiental sem que isso prejudicasse a economia global, produzindo, pelo contrário, benefícios económicos se fossem aplicadas as políticas corretas, de acordo com uma avaliação citada pelo ‘The Guardian’.

Os ecossistemas de todo o mundo estão a entrar em colapso, ou quase à beira da ruptura, com um milhão de espécies em vias de extinção. Contudo, se pelo menos 30% das terras e oceanos do planeta estivessem sujeitos a esforços de conservação, essa extinção em massa poderia ser evitada e os habitats vitais restabelecidos, estimam os cientistas.

O relatório, da organização de cariz social ‘Campaign for Nature’, concluiu que seriam necessários cerca de 140 mil milhões de dólares por ano até 2030 para colocar 30% da terra e do mar sob protecção ambiental.

Sobre estes resultados, Anthony Waldron, principal autor do estudo, afirmou que «mostram que a protecção ambiental gera uma maior receita na economia actual, juntando-a à agricultura e à silvicultura, para além de ajudar a evitar alterações climáticas, crises hídricas, perda de biodiversidade e doenças».

«Reforçar a protecção da natureza é uma política sólida para os governos que lidam com múltiplos interesses. Não é possível estabelecer um preço para a natureza, mas os números económicos apontam para a necessidade da sua protecção», acrescentou Waldron, citado pelo ‘The Guardian’.

Para cumprir a meta proposta, seria necessário duplicar a protecção ambiental, que é aproximadamente de 15% em todo o mundo, e mais do que quadruplicar as áreas marinhas protegidas, que correspondem a apenas 7% dos oceanos, actualmente.

Todos os anos são gastos cerca de 24 mil milhões de dólares a nível global, na protecção da natureza, segundo o relatório. Com a terra e os oceanos sob forte pressão comercial por parte da agricultura, pesca e indústrias extractivas, a protecção da natureza tem sido vista como um custo económico acrescido.

Contudo, esta nova avaliação vem assim inverter a análise convencional, ao mostrar que a conservação da natureza é de facto um benefício líquido para a economia global e não um obstáculo.

Atingir a meta de 30% de protecção, impulsionaria um aumento da produção económica entre 64 mil milhões de dólares e 454 mil milhões de dólares por ano, segundo o relatório, dependendo das áreas que estariam sujeitas a esforços de conservação.

«Existe um grande retorno financeiro se protegermos 30% da natureza terrestre e marinha», referiu Thomas Lovejoy, professor de ciências ambientais da Universidade George Mason, nos EUA, citado pelo ‘The Guardian’.

Sem comentários: