sábado, 20 de janeiro de 2007

Refúgios, Conservação da Natureza, Mobilidade, Qualidade de Vida, Geografia e Informação/Participação Pública

Dar voz à natureza



Porto
Nestas últimas semanas foi visível (e ainda bem) a enorme onda de protestos dos portuenses que demonstraram em viva voz a injustiça de más políticas de mobilidade em relação aos transportes públicos. Parabéns aos cidadãos indignados do Porto...quanto aos autarcas e aos STCP lembrem-se que os utentes devem ser parte activa das suas decisões. A ler a este propósito o excelente texto do meu amigo Nuno Quental, STCP: uma rede nova mas demasiado esburacada...

Mapa Verde do Porto
Mapa Verde Ver o Porto de sempre com outros olhos, abertos para outras rotas que os prospectos turísticos habituais não incluem. E se a cidade fosse descoberta através dos sinais que a Natureza nos deixa, mais ou menos encobertos? Se por toda a geografia urbana da Invicta houvesse, dispersos e intrigantes, espaços, actividades e perspectivas que nos ajudam numa reconciliação com o ambiente? Foi nessa senda, para que se percorram esses caminhos da cidade sustentável, que a Campo Aberto decidiu publicar o Mapa Verde, um roteiro original da cidade verde que o betão oculta. Os jardins e a sua flora. As árvores monumentais e a sua grandeza. Os cursos de água e os seus problemas. O comércio alternativo a as suas ofertas. Entre as vistas panorâmicas mais impressionantes, os parques e incursões em restaurantes vegetarianos e mercados biológicos, lojas de artesanato e de comércio justo, as ruas do centro histórico e os circuitos onde mora a urbe que tantas vezes desconhecemos - o Mapa Verde presta este serviço de desvendar um Porto diferente. Indispensável para os que visitam a Cidade e igualmente útil para os que aqui vivem e trabalham. Dimensões (aberto): 32 x 98cm. A edição teve o apoio do Instituto do Ambiente e a colaboração da Câmara Municipal do Porto. Na página da Campo Aberto na internet, pode encontrar as condições para venda e revenda do Mapa Verde, bem como um extracto do mesmo.

França
Um movimento de cidadãos pede a toda a França para apagar todas as luzes durante 5 minutos , no dia 1 de Fevereiro, entre 19h55 et 20h00. Neste dia sairá em Paris, o novo relatório do grupo de experts climáticos das Nações Unidas. Porque não fazemos também uma mobilização semelhante. Assim, aumentaríamos a nossa voz, movendo políticos e lobbies a repensar e evoluir em medidas de redução e travagem do aquecimento global e outras apostas em medidas d e eficiência energética e redução de emissões de gases de efeitos de estufa.

Holanda
Natuur en Milieu, geef de natuur de ruimte!Nature and environment, give the space to nature!

Da Holanda também chegou-me às mãos um site excelente, onde de forma bem esclarecedora, profusa em informação e de sinalética e bem organizada, todos temos acesso à Carta da Natureza da Holanda.Um exemplo a seguir.

Mundo
1. O World Watch Institute acaba de publicar mais um livro State of the World 2007: Our Urban Future importante reflexão.


Página Pessoal em destaque
Do meu amigo Jim Lindsey, conservador da Reserva Natural de Commanster, Bélgica. Plena de recursos que cobre vastas áreas, sobretudo da BioEstatística e Biologia e links a Associações e Sociedades da Investigação de todo o mundo. Essencial.

Sem comentários: