quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

A última fronteira privada da Europa está a sufocar uma região da Extremadura


A última fronteira privada da Europa lembra visualmente uma cena da Guerra Fria. No fundo de uma cordilheira de colinas verdes, onde se cruzam os rios Tejo e Sever, rebenta-se uma massa de betão que funciona como amortecedor entre Espanha e Portugal. É o reservatório de Cedillo, propriedade do Estado espanhol e administrado pela Iberdrola. A empresa se recusa a permitir que alguém de fora da instalação percorra os 300 metros de trilho que atravessa a hidrelétrica e liga os dois lados da fronteira.

É assim desde 1995. No momento em que entrou em vigor o Acordo de Schengen, que permite a livre circulação de pessoas e bens na União Europeia, a Iberdrola decidiu que ninguém iria utilizar a barragem para se deslocar entre Portugal e Espanha. , nem mesmo caminhando, o que permitia até hoje. Duas regiões irmãs, com enormes laços familiares, comerciais e culturais, foram assim isoladas por decisão do comitê de direção de uma multinacional. Passados ​​23 anos, a região está morrendo devido ao despovoamento e à falta de oportunidades. Em cada lado da fronteira, todos apontam para a presa. Seu fechamento é culpado, garantem, de tê-los transformado num beco geográfico e económico.

A albufeira localiza-se no ponto mais ocidental da Estremadura, no cume do triângulo formado pelos rios Tejo e Sever, fronteira natural entre Portugal e Espanha. Um território de extensas pastagens e nove habitantes por km². De um lado desse pico fica a cidade de Cedillo (Cáceres). Para o outro, Montalvão. Oito quilômetros em linha reta separam as duas cidades. Seus laços são muito próximos. Uma multidão de famílias hispano-portuguesas foram formadas ao longo dos séculos nestas colinas. Jesús Martínez ainda se lembra das duas horas de caminhada que fez em sua juventude de Cedillo a Montalvão para visitar sua esposa hoje. Nunca houve uma ponte, mas então, antes da barragem, pelo menos o rio Sever era viável. Bastava arregaçar as calças para chegar a Portugal e vice-versa.

“Se alguém de Cedillo ou das cidades vizinhas quer ir a Montalvão para ver um amigo, ou comer, ou simplesmente viajar para Portugal por qualquer motivo, tem que fazer um desvio de 100 quilómetros, cerca de duas horas de carro através do fronteira por Valência de Alcántara, quando poderia simplesmente atravessar a barragem e chegar a Portugal em cinco minutos. É ridículo ”, bufa Martínez, um dos residentes que pressiona os políticos locais e regionais para resolver de uma vez por todas esta anomalia. A Iberdrola mantém a mesma posição de há 44 anos: “É uma estrada privada que faz parte da hidroelétrica e, portanto, não foi projetada como uma via pública. A Iberdrola não pode permitir o livre trânsito de veículos ou pessoas por causa das medidas de segurança ", confirma a este jornal. E lembre-se: 

Com efeito, aos sábados e domingos, das 10h00 às 22h00, um segurança contratado pela Câmara Municipal de Cedillo abre as portas e permite a passagem de veículos. Ele caminha de um lado a outro controlando as instalações, cumprimentando os passageiros em seus carros, entre 50 e 60 veículos em média por dia. A abertura é um alívio para os vizinhos, sem dúvida, mas não resolve a raiz do problema: é impossível promover o desenvolvimento dos transportes e de setores como o turismo se os portões ficarem fechados de segunda a sexta-feira.

Um limbo na Europa
“Deste lado estás na Europa, no reservatório de repente deixas a Europa e do outro já voltaste a entrar na Europa”, resume Marco António, um activista português da ligação permanente entre Cedillo e o distrito de Portalegre, mais economicamente deprimido e demograficamente de Portugal. “Há um Acordo de Schengen e este é o único local onde ele não se aplica. Uma empresa privada que administra uma infraestrutura pública comanda mais que o Estado. É uma piada ”, diz indignado.“ Todos nós ganharíamos com a ligação entre estas regiões deprimidas de Espanha e Portugal. Seria uma grande entrada de Espanha para conhecer o interior de Portugal e vice-versa. Não tenho dúvidas de que o turismo dispararia. Eles abririam hotéis, casas rurais, restaurantes. Aqui a gastronomia é fabulosa. O que mais, É uma rota direta entre Madrid e Lisboa para o transporte de mercadorias. Tudo isso daria emprego e fixaria a população. Existem muitos fundos europeus para o desenvolvimento rural e a integração entre países. É tão complicado? "

Na verdade, houve um tempo em que o problema parecia resolvido. Era 2008. A Diputación de Cáceres (PSOE) tinha solicitado fundos europeus através do programa de cooperação Interreg Espanha-Portugal no período 2008-2014 e estes foram concedidos. No total, quatro milhões para construir uma ponte orçados entre seis e oito milhões, dependendo de sua localização exata. A Câmara Municipal de Nisa, concelho a que pertence Montalvão, prometeu 1,5 milhões para a ponte. O conselho também se inclinou para completar aqueles 25% não financiados pela Europa. Tudo se encaixou, até o Governo de Portugal havia construído uma estrada para a mesma represa com outro partido de fundos europeus. Mas em 2011, o Partido Popular tomou as rédeas da deputação e considerou que esta ponte não era uma prioridade. Ele devolveu os quatro milhões para a Europa e o castelo das ilusões ruiu. Ainda dá para ver a estrada para lado nenhum na costa portuguesa.

“Nos grupos da deputação do PP diziam: 'essa é a ponte de Morales e não vamos fazer isso', lembra Antonio González, prefeito de Cedillo pelo PSOE desde 1987. Esse Morales é Miguel Ángel Morales, vice-presidente de Deputado de Cáceres entre 2003 e 2011 e natural de Cedillo. Ele próprio recorda a história: “Refugiaram-se no facto de o montante subsidiado não ser suficiente, mas sabiam bem que o Governo português e mesmo as empresas se dispunham a cobrir todo o orçamento. Alguns engenheiros tentaram convencer o PP de que a ponte era viável, mas não havia como. " A notícia nocauteou Cedillo, Herrera de Alcántara, Carbajo e todo o triângulo da Sierra de San Pedro de Cáceres por vários anos. "Infelizmente, não somos a Catalunha, nem Madrid, nem o País Basco,

Foi também um duro golpe para Montalvão e para o norte de Portalegre, uma região se possível mais deprimida do que a sua irmã de Cáceres. Ainda hoje muitos não se recuperaram. Em 2015, o PSOE voltou ao conselho e voltou a solicitar o mesmo subsídio para o período 2014-2020. “Na Europa disseram que desta vez não, que se tivéssemos ficado estúpidos pedindo o dinheiro que eles já haviam nos dado e tivéssemos devolvido dois anos antes. A rota europeia está paralisada por enquanto”, diz o prefeito.

Enquanto isso, o relógio continua a filtrar areia e sobra muito pouca. Na escola de Cedillo, há 22 alunos com idades entre três e 11 anos, e eles ainda têm sorte, pois é a cidade com mais crianças em todo o triângulo fronteiriço. Graças em parte ao reservatório da discórdia, cuja hidrelétrica emprega uma dezena de pessoas que se instalaram em Cedillo e obriga a Iberdrola a pagar um grande cânone à prefeitura, dinheiro que lhe permite contratar mão de obra e manter todos os equipamentos em perfeito estado . Mas, além de três bares e uma padaria, há pouco tecido econômico neste canto esquecido da Espanha vazia. Não há nem agricultura, já que a região é baseada em uma terra de latifúndios grandes e improdutivos. O sobreiro e o porco ibérico são as únicas fontes de riqueza deste lado da fronteira.

Roberto Ramallete é transportador e decidiu ficar em Cedillo apesar das dificuldades. Se existisse uma ligação a Portugal, poderia multiplicar o seu volume de negócios. “Podia transportar azinheiras ou eucaliptos para os caixotes de lixo em Vila Velha de Ródão. Ou transladar porcos e presuntos para esta zona de Portugal. Agora sou forçado a fazer um grande desvio para chegar ao outro lado”, diz enquanto descarregar um trailer de madeira. Ramallete é um dos que pensam que a Iberdrola deveria ser obrigada a abrir as comportas do reservatório ou cancelar a concessão. E é uma voz autoritária. Além de transportador, é capitão do navio Balcón del Tajo, que oferece aos turistas cruzeiros pelo Parque Natural Internacional do Tejo, reserva da biosfera da Unesco desde maio de 2016. São 25. 088 hectares albergam espécies ameaçadas de extinção, como a cegonha-preta, a águia imperial ibérica e o lagostim autóctone. “O autocarro deixa os turistas no cais e faz um desvio de 100 quilómetros para viajar para o outro lado do Tejo”, diz Ramallete com certa ironia. "Também não é incomum encontrar viajantes que chegam de carro até o portão e precisam dar meia-volta porque não conseguem passar."

Apenas 120 quilómetros separam este canto da Extremadura do Oceano Atlântico. “Vens de Madrid, faz uma paragem em Cedillo, visita o parque natural e segue em direcção a Lisboa, que daria apenas duas horas”, sonha o autarca, que confessa: “Tenho um empresário que me fala há 10 anos que assim que dão um passo Portugal abre um posto de gasolina na cidade. “Hoje, para reabastecer tens de viajar 50 quilómetros até Valência de Alcántara. Os vizinhos concordam: gostariam de uma passagem permanente para Portugal, mas muitos já se conformaram em viver na 'bunda'.

“Há 10 anos um empresário me diz que assim que abrirem passagem para Portugal vai abrir um posto de gasolina na cidade”, afirma o autarca de Cedillo

Ainda assim, algumas boas notícias estão surgindo. Como a resposta do ombudsman Francisco Fernández Marugán a uma carta de Armando Nevado na qual implorava ajuda devido ao "inaceitável estrangulamento sentimental e trabalhista", uma "situação injusta, deplorável e inadmissível" Fernández Marugán admitiu a denúncia a. ser processado e indicado que por ser o reservatório de Cedillo propriedade pública, o argumento apresentado pelo Ministério de Obras Públicas com o qual lava as mãos, dizendo que "a abertura da instalação da Barragem de Cedillo (...) é da competência da própria empresa. "Sem dúvida, um halo de esperança após a resposta que o ministério deu a Nevado, promotor de uma coleta de assinaturas a favor da abertura da barragem, quando levantou o assunto em outubro de 2017:"
O atual presidente do Conselho Provincial de Cáceres, Rocío Cordero, não pede desculpas por obrigar a Iberdrola a realizar todas as melhorias de segurança necessárias para permitir a passagem permanente pela barragem, ou pelo menos permitir que os engenheiros do Ministério do Desenvolvimento acessem a instalação para avaliar se o tráfego diário de veículos pesados ​​é possível. “Não está muito claro que uma empresa com concessão nos diga o que fazer”, protesta. "Fortalecer a ponte sempre será mais barato do que construir uma ponte nova. Mas se for construída, o conselho está disposto a financiar parte da obra."

Uma represa única
Um dos argumentos que permitem o roque de Iberdrola é a peculiar construção da barragem, que tem todo o seu maquinário em cima em vez de abrigado ao pé da água. O prefeito de Cedillo oferece uma explicação interessante: “A usina foi feita quando as políticas do 'virado de costas' [política de virar as costas] de Franco e [o ditador português] Salazar. É a única usina que tem o geradores para cima, fora, quando todos estão com eles dentro. Fizeram assim justamente para poder reclamar motivos de segurança e que ninguém nunca passou ”. “Por isso”, continua, “a solução definitiva é a construção de uma ponte independente. Há muitos anos que lutamos com a Iberdrola e nada conseguimos. Eles não querem ser responsabilizados por nenhum acidente no barragem."

O PSOE está há três anos no comando da Junta de Extremadura e do Conselho Provincial de Cáceres. O Partido Socialista também está no comando em Portugal e há seis meses Pedro Sánchez reside em La Moncloa. Mas nada foi avançado. “Este é o momento perfeito para encontrar uma solução”, insiste Marco António, que há vários meses faz lobby através de várias plataformas de redes sociais. “As relações entre governos agora estão ótimas e a empresa deve ser levada a entender que com sua atitude está afogando toda essa região. É preciso apelar ao coração, à vontade de dois povos que querem se unir. São famílias, filhos, netos, pessoas. que se ama, que vai a festas de um lado e do outro, que organiza passeios para um lado e para o outro. O interesse geral deve sempre prevalecer ”.

Ao descarregar seu caminhão, Ramallete se recusa a renunciar. “Faz 40 anos que passava gente por aqui, tinha uma relação cultural e agora não temos nada. Os meninos iam e vinham para jogar futebol ou dançar. Eles nos pegavam de trator no pé do rio e levavam nós de e para Portugal. Com a barragem, acabou. ” Martínez, cuja casa de família fica em Montalvao, denuncia "o dano social" de uma instalação cuja propaganda nas décadas de 1960 e 1970 prometia o contrário. “Em troca de meia dúzia de empregos e impostos para a prefeitura estamos sofrendo o isolamento dos povos desta área, o que nos leva ao despovoamento brutal dela. É um estrangulamento não só geográfico mas social, laboral, empresarial, educacional, saúde e sentimental ”.

“Espero não morrer sem ver uma ligação permanente entre Espanha e Portugal”, suspira o autarca de Cedillo. A vontade dos políticos e de seis milhões de euros vão decidir se o seu desejo será realizado ou não.

21 de dezembro de 2018

Sem comentários: