A celebração do Dia Internacional do Abutre comemora-se todos os anos no primeiro sábado de setembro.
A data tem como objetivos sublinhar a importância ecológica do abutre e chamar a atenção mundial para o perigo de extinção de determinadas espécies de abutres. Os envenenamentos, os abates ilegais, a colisão em linhas de alta tensão e a perda do habitat colocam esta espécie em perigo.
Os abutres são aves de rapina que vivem em grupo e que se alimentam de animais mortos. Ao contrário do que as pessoas pensam, eles têm um papel relevante no ambiente, impedindo a contaminação e o espalhar de doenças e contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas.
Abutres em Portugal
Em Portugal estas aves podem ser encontradas na região do Douro. O abutre mais comum em Portugal é o abutre Britango, o mais pequeno, conhecido também como Abutre-do-Egito. As outras duas espécies de abutres em Portugal são o Grifo e o Abutre-Negro.
Estes abutres estão em destaque neste dia mundial do abutre, nos jardins zoológicos da Maia, de Lisboa, de Lagos e de Lourosa, assim como no Parque Biológico de Gaia, que organizam atividades especiais relacionadas com estes animais.
Sem comentários:
Enviar um comentário