sábado, 17 de janeiro de 2026

Faleceu Pedro Sarmento - coordenador do programa de reintrodução do lince-ibérico em Portugal


O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas manifesta o seu mais profundo pesar pelo desaparecimento prematuro do nosso colega Pedro Sarmento, esta sexta-feira.

Biólogo de formação, Pedro Sarmento coordenava no ICNF o programa de reintrodução in-situ do lince-ibérico em Portugal e foi uma figura essencial no sucesso do trabalho desenvolvido. Integrou os quadros do ICNF em 1994 e desde então a sua paixão, vontade e dedicação inabaláveis foram fundamentais para o sucesso deste programa.

O Pedro amava os linces, que eram a sua razão de viver.

Quando em 16 de dezembro de 2014 se libertou o primeiro casal de linces-ibéricos - a Jacarandá e o Katmandú - no cercado de solta branda, na Herdade das Romeiras, em Mértola – o Pedro permaneceu durante várias noites no exterior do cercado, velando para que nada de anormal acontecesse aos linces recém-chegados, ela proveniente do CNRLI, em Silves, e ele originário de Zarza de Granadilla, na Extremadura espanhola.

Desde então, foram muitas as noites mal dormidas e incontáveis os dias em que o Pedro percorreu quilómetros atrás de quilómetros, a pé e em viatura, dando tudo o que tinha, muitas vezes excedendo-se, para que o regresso do lince-ibérico a Portugal não falhasse e viesse a revelar-se, aos dias de hoje, o projeto de conservação da natureza de maior sucesso em Portugal e na Península Ibérica.

O Pedro viveu num outro Universo, mais acelerado e mais brilhante do que aquele em que a maioria de nós vivemos e, aos 59 anos, deixa-nos uma marca incomensurável e um vazio difícil de preencher.

Nunca esqueceremos o ser humano extraordinário, a mente brilhante e o amigo insubstituível. Uma perda irreparável.

A toda a família, amigos e colegas, o ICNF endereça as mais sentidas condolências.

O Pedro dormia com os linces, e agora descansa em paz.

Até sempre, Pedro, e Obrigado



Sem comentários: