segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Documentário - "Viaje a los pueblos fumigados"



“Viagem às cidades fumigadas”: os estragos dos transgénicos na Argentina

Fernando (Pino) Solanas
Fonte: DW19.02.2018

O cineasta e senador argentino Fernando (Pino) ​​Solanas (Olivos, 1936) estreou seu último documentário, "Viagem às cidades fumigadas", na Berlinale, que recebeu aplausos após sua exibição fora de competição na seção Berlinale Special . Solanas, vencedor do Urso de Ouro com seu documentário "Memória do saque" em 2004, chegou à sala acompanhado pelo diretor do festival, Dieter Kosslick, e sua filha, Victoria Solanas, que produziu o filme que documenta os testemunhos dramáticos dos moradores , médicos e pesquisadores, os danos causados ​​pelo uso de agrotóxicos.

É um filme vibrante e investigativo do autor, que leva o espectador a uma viagem por sete departamentos da Argentina. Com a voz de Solanas na história, ela começa no norte do país, onde se vê o chamado deserto verde, as monoculturas de soja transgênica que se estendem por hectares onde não há outros seres vivos, nem pássaros, nem borboletas, nenhuma outra erva. Ao mesmo tempo, o desmatamento avança para estender as terras aráveis, florestas e árvores que levam centenas de anos para crescer são queimadas. "Uma destruição que não pode ser quantificada em dinheiro", diz um de seus protagonistas.

Indústria de exportação de petróleo

A viagem leva o espectador ao Porto de San Martin, às margens do Paraná, onde se estabeleceram todas as transnacionais que exportam óleo de soja, cerca de 120 milhões de toneladas por ano, cujo principal destino é o Sudeste Asiático. Quem controla o quanto eles declaram? Quanto da receita do Comércio Exterior que ficou nas mãos das multinacionais acabará em contas offshore? Solanas pergunta na narração.

O centro do filme é o drama da intoxicação da população que ingere alimentos vegetais frescos e embalados que contêm uma proporção significativa de agroquímicos que os fazem adoecer e matar. Um ativista da organização BIOS garante que a população tem pelo menos 3 agrotóxicos no sangue que são usados ​​na produção de alimentos, entre eles, o glifosato. Eles são encontrados nas uvas, no arroz, na alface, no tabaco. Entre os casos mais dramáticos está o envenenamento de duas crianças com endulfosan 2-4-D, enquanto brincavam na lama, substância proibida e ainda utilizada.


A Argentina, chamada de celeiro do mundo, optou por agroquímicos e transgênicos para aumentar seu volume de exportação, com consequências devastadoras para a população. Entre os depoimentos de cientistas, está o do pediatra e neonatologista do Hospital Universitário da Maternidade de Córdova, Medardo Ávila Vázquez, confrontado com casos crescentes de malformações, de crianças com problemas respiratórios, de comunidades onde o câncer se multiplica, casos que antes não foram vistos e que são derivados do uso crescente de agroquímicos.

Argentina, pioneira no cultivo de soja transgénica

"O compromisso com a soja começou com o Menem. Em 1996, a Argentina se tornou o primeiro país da América Latina a autorizar o cultivo de soja transgênica. Da Argentina, passou para Uruguai, Brasil, Paraguai e Bolívia. os preços da soja transformaram a soja transgênica, uma plantinha que é muito resistente a tudo, e se não chover ainda vai resistir, em uma cultura economicamente muito rentável. foi um salva-vidas para todos. Ninguém queria ver as consequências que ia ter. O importante naquele momento era sair da crise", diz Solanas.

O cineasta ressalta que o problema é que na Argentina o Tesouro Nacional recebe importantes contribuições do campo para as taxas de exportação de cereais e, portanto, não se pensa em buscar um consenso para fazer uma transição para o abandono dessas culturas. "Estamos todos comprometidos com a soja e ninguém quer falar sobre isso porque empobreceria o país. Por isso, quando souberam que um filme meu chamado "Viagem às aldeias fumigadas" seria exibido em Berlim, eles enlouqueceu. Ontem não veio ninguém do Instituto Argentino de Cinematografia que tem estado aqui."

No entanto, o cineasta e senador afirma que o problema é universal. "Todos os países agrícolas usam agrotóxicos que são agrotóxicos", e lembra a infeliz decisão da Alemanha e da União Europeia que autorizaram o uso do glifosato em novembro passado por mais cinco anos. Uma decisão que foi seguida de perto na Argentina, que abre um mau precedente internacional.

O documentário conclui mostrando as consequências desse modelo sobre as mudanças climáticas. "O pampa húmido está inundado. A cada ano mais e mais. Apesar de na COP 21 de 2015 em Paris ter havido um compromisso internacional para reduzir os gases de efeito estufa, estes não foram reduzidos, aumentaram mais em 2016 e 2017 foi o mais quente ano na história. Estamos caminhando para uma catástrofe monumental, mas a humanidade não está ciente disso. É muito difícil parar porque os grandes centros industriais e tecnológicos do mundo teriam que ser desativados. As mudanças climáticas estão indo muito mais rápido do que a velocidade mudança industrial e tecnológica, do modelo de vida e de consumo no cotidiano, mas as pessoas acreditam que isso não as afetará. Elas acreditam que as catástrofes estão longe e que não as afetarão".

Sem comentários: