O presidente do Fórum Económico Mundial, Børge Brende, fez um alerta nesta quarta-feira (05): o mundo deve ficar atento a três possíveis bolhas nos mercados financeiros, incluindo a bolha de IA. A fala aconteceu durante visita do executivo a São Paulo.
Brende também alertou que, apesar de aumentar a produtividade, a tecnologia pode ameaçar empregos de escritório.
Bolha de IA preocupa
Conforme reportado pelo Olhar Digital, ações de empresas de tecnologia tiveram uma queda expressiva nas bolsas ao redor do mundo. Altos investimentos em IA e a supervalorização de big techs deixaram investidores com um pé atrás.
Diante desse cenário, Brende alertou que o mundo deve ficar atento a três possíveis bolhas de mercado: a de inteligência artificial, a de criptomoedas e a de dívidas.
Ele também afirmou que governos não estavam endividados como estão agora desde 1945. As expectativas com a IA e os altos investimentos ignoraram preocupações com taxas de juros, inflações e turbulências, o que também balançou o mercado esta semana.
Durante encontro com jornalistas, o presidente do Fórum Económico Mundial ainda afirmou que a tecnologia traz possibilidades de ganhos de produtividade, mas alertou que “trabalhadores de escritórios podem ser mais facilmente substituídos por essa IA”.
Brende ainda destacou que as mudanças tecnológicas levam ao aumento da produtividade. E que a produtividade “é a única maneira de aumentar a prosperidade ao longo do tempo”.
Assim, você poderá pagar salários melhores às pessoas e terá mais prosperidade na sociedade. Børge Brende, presidente do Fórum Econômico Mundial, à agência Reuters
A reviravolta veio depois que as big techs divulgaram resultados positivos e com expectativa de mais investimentos em IA, mas especialistas voltaram a alertar sobre a “bolha de IA”.
Segundo o The Guardian, sete big techs tiveram queda na bolsa no mesmo dia: Nvidia, Amazon, Apple, Microsoft, Tesla, Alphabet (proprietária do Google) e Meta.Chefes de bancos e analistas destacaram uma possível correção no mercado de ações e a “bolha de IA”, num cenário que os grandes investimentos no setor ainda não deram o retorno esperado.
Confira os detalhes aqui

Sem comentários:
Enviar um comentário