segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Portugal avança com polémico concurso para prospeção de lítio


A corrida ao lítio em Portugal acabou de atingir uma etapa determinante. Apesar das contestações, o governo decidiu mesmo avançar com o concurso para a prospeção do já chamado petróleo português em seis áreas do norte e centro do país.

O município de Pinhel vai apresentar uma providência cautelar para travar as explorações. No Fundão, questiona-se o mapa previsto, que atravessa o principal sistema de regadio da região.
"Nunca será possível - eu diria pelos municípios, mas também pela administração e até pelo governo - que se vá fazer eventuais explorações mineiras naquele que é um dos ativos principais da produção agrícola e que teve um investimento tão grande. Para além disso, dentro dessa mesma mancha, estão aglomerados urbanos", avisa Paulo Fernandes, presidente da Câmara do Fundão.
Segundo os especialistas americanos, Portugal possui a maior reserva de lítio de toda a Europa e a nona a nível mundial, numa tabela liderada pelo Chile e a Austrália.

Mas a mineração deste tão desejado elemento, essencial para a produção de baterias, traz muitas dúvidas em termos ambientais e de segurança para as populações.

"Temos ouvido falar dos perigos e dos problemas que pode criar ao ambiente, e também às pessoas. De maneira que é preocupante saber que podem vir a explorar aqui no nosso território", apontava um habitante de Mondim de Basto.

No entanto, é uma ambição política declarada, a de colocar Portugal na linha da frente da produção de lítio na Europa.

Fonte, com video-reportagem: aqui

Sem comentários: