quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Poluição e tóxicos afectam os machos de muitas espécies, incluindo o homem

Foca
Situação de focas e lontras na Grã-
Bretanha preocupa pesquisadores

Um estudo de 2007 mostrou que as lontras machos são afetadas por organoclorados, composição de cloro e carbono que está presente em mais de 11 mil substâncias, algumas extremamente tóxicas. Essas lontras apresentaram pênis mais curtos que os outros da sua espécie. Disfunções hormonais nas focas também já haviam sido detectadas em 2002 e permanecem nos estudos mais recentes que trabalharam com a questão da reprodução já que há uma dimuição das suas populações. Alguns indivíduos chegaram a produzir órgãos sexuais andróginos.Um estudo do CHEM Trust, uma organização britânica que estuda os efeitos dos produtos químicos no homem e na natureza, constatou que a poluição está afetando os machos de várias espécies. Os cientistas estão preocupados principalmente com as focas e as lontras.
Segundo o estudo não só essas espécies polares, mas outras espécies no mundo inteiro (peixes, anfíbios e até antílopes) podem estar sendo afetadas.
Tal pesquisa pode parecer alarmante demais para os olhos de alguns. De qualquer modo, uma pesquisa feita por outra instituição, a Universidade de Pisa na Itália, e divulgada no início do ano 2008 mostrava como a poluição tem afetado a reprodução de outra espécie animal: o homem. O estudo constatou que a velocidade e quantidade de espermatozóides nos homens das grandes e poluídas cidades italianas eram menores.
Para saber mais sobre esses assuntos, leia os artigos da BBC, clicando aqui ou aqui, e se você lê em inglês, dê uma olha no release da CHEM Trust.
Fonte: Ano Polar
Dossiê Pesticidas actualizado


Sem comentários: