quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Geo - curiosidades: Diomedes - 2 Ilhas Separadas por 3,8 Km e 21 Horas



Ilha do Amanhã (Grande Diomede) e Ilha de Ontem (Pequena Diomede). 

Apenas 3,8 quilómetros separam entre si as Diomedes, duas pequenas ilhas localizadas no estreito de Bering que pertencem a países e continentes diferentes. Enquanto a maior é território russo desabitado, a menor é norte-americana e abriga cerca de 100 pessoas. 

E para maior curiosidade a ilha maior está quase um dia à frente de sua vizinha menor (21 horas), porque a Linha Internacional da Data passa mesmo no meio entre elas e marca a fronteira entre um dia do calendário e o próximo. A Linha Internacional de Data — que cruza o oceano Pacífico e fica do outro lado do mundo em relação ao meridiano de Greenwich — passa entre as Diomedes também separando as fronteiras. Na Guerra Fria, esse limite  tornou-se conhecido como Cortina de Gelo.


Considerando o tempo solar, a diferença é de 24 horas; porém, como os Estados Unidos adotam um horário 2 horas à frente do horário solar, e a Rússia adota um horário 1h atrás do horário solar, em termos legais a variação entre as ilhas é de 21 horas. Por exemplo, quando são 13h de uma quarta-feira na parte norte-americana, isso significa que são 10h de quinta-feira na ilha russa.




A ponte de gelo que se forma entre as duas ilhas no inverno permite, embora ilegal, caminhar a curta distância entre elas e 'viajar no tempo'.

Sem comentários: