Ilha do Amanhã (Grande Diomede) e Ilha de Ontem (Pequena Diomede).
Apenas 3,8 quilómetros separam entre si as Diomedes, duas pequenas ilhas localizadas no estreito de Bering que pertencem a países e continentes diferentes. Enquanto a maior é território russo desabitado, a menor é norte-americana e abriga cerca de 100 pessoas.
E para maior curiosidade a ilha maior está quase um dia à frente de sua vizinha menor (21 horas), porque a Linha Internacional da Data passa mesmo no meio entre elas e marca a fronteira entre um dia do calendário e o próximo. A Linha Internacional de Data — que cruza o oceano Pacífico e fica do outro lado do mundo em relação ao meridiano de Greenwich — passa entre as Diomedes também separando as fronteiras. Na Guerra Fria, esse limite tornou-se conhecido como Cortina de Gelo.
Considerando o tempo solar, a diferença é de 24 horas; porém, como os Estados Unidos adotam um horário 2 horas à frente do horário solar, e a Rússia adota um horário 1h atrás do horário solar, em termos legais a variação entre as ilhas é de 21 horas. Por exemplo, quando são 13h de uma quarta-feira na parte norte-americana, isso significa que são 10h de quinta-feira na ilha russa.
A ponte de gelo que se forma entre as duas ilhas no inverno permite, embora ilegal, caminhar a curta distância entre elas e 'viajar no tempo'.
Sem comentários:
Enviar um comentário