terça-feira, 6 de setembro de 2022

Alerta: extinção de árvores vai provocar uma catástrofe ambiental

Estudo alerta para “as consequências catastróficas” para o ambiente e para a economia se as 60 mil espécies de árvores não forem protegidas. Incêndios, falta de alimentos e perda de espécies são alguns dos efeitos.

Um novo estudo da New Phytologist Foundation, com sede na Universidade de Lancaster, no Reino Unido, prevê “consequências catastróficas” para os ecossistemas, vida animal e humana se a perda generalizada de árvores continuar.

Segundo a investigação, pelo menos 17.500 das 60 mil espécies de árvores existentes em todo o mundo estão em risco de extinção e 100 já desapareceram. Tudo isto, explicam os investigadores, desencadeia “um efeito dominó”: as árvores armazenam menos dióxido de carbono essencial para combater as alterações climáticas e a desflorestação provoca incêndios, pragas e doenças.

“Estamos a mostrar que as florestas diversas armazenam mais carbono do que as monoculturas. Isso é verdade para muitas das funções ecológicas, não apenas na captura de carbono, mas no habitat dos animais, resiliência a pragas, doenças, tempestades e clima adverso. Ao perder a diversidade das árvores, também perderemos a diversidade de todos os organismos: pássaros, animais, fungos, microorganismos e insectos”, revela ao The Gaurdian Malin Rivers, principal autor do artigo.

De todas as frutas existentes para consumo, 53% vêm de árvores, explica o estudo, acrescentado que a falta de alimentos vai prejudicar sobretudo os meios rurais mais pobres.

Segundo o autor, as espécies de animais que dependem das florestas já diminuíram cerca de 53% em mais de 50 anos. “Quando olhamos para os riscos de extinção para mamíferos ou aves, subjacente a isso está a perda de habitat, e essa perda de habitat geralmente é a perda de árvores. Se não cuidarmos das árvores, não há como cuidar de todas as outras formas de vida lá.”

O alerta é apoiado por 45 cientistas de mais de 20 países e assinado por mais de 30 organizações. A mensagem é clara: “Queremos ver acção”, diz Rivers. “Todos nós podemos assumir a responsabilidade pela carne que comemos e de onde ela vem, e garantir que os produtos das árvores sejam de origem sustentável. Mas também queremos que os Governos assumam a responsabilidade”, conclui.

Saber mais sobre a importância da captura de carbono (CCS):

CCS Networks in the Circular Carbon Economy

Sem comentários: