sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

1,9 biliões de pessoas estão em risco de escassez de água


O abastecimento de água doce do mundo está em grave perigo, de acordo com um estudo recente de 32 cientistas publicado na Nature. Eles analisaram o Water Tower Index, que classifica as torres de água totalmente naturais das cadeias montanhosas mais altas do mundo.

Com cada torre, a equipa avaliou as áreas de dependência a jusante dos ecossistemas e da sociedade. Eles analisaram o stress hídrico, as mudanças socioeconómicas, os climas futuros e as tensões hidropolíticas. Estas torres abastecem um número substancial de pessoas de todo o mundo.

Nas suas descobertas, eles concluíram que um quarto da população mundial está em risco. Aproximadamente, 1,6 biliões de pessoas nas serras e outros 0,3 biliões de pessoas podem ser afetadas a jusante, colocando o total de pessoas em risco em 1,9 bilião. Os glaciares e os níveis de neve estão a diminuir em altitudes mais altas em todo o mundo, como resultado direto do aumento das temperaturas globais.

Eles consideraram o Indo como a torre de água mais importante e vulnerável. Esta área de cordilheiras inclui as montanhas Karakoram, Hindu Kush, Ladakh e Himalaias. Estes fluem rio abaixo para as áreas densamente povoadas do Paquistão, Índia, China e Afeganistão. As pessoas aqui dependem muito desse abastecimento de água para a irrigação das plantações.

O Indo é a “torre de água” mais importante e vulnerável, de acordo com o primeiro inventário de fontes de água de alta altitude

Com o esperado aumento da população junto com o aumento das temperaturas globais, os cientistas concluíram que o planeta não consegue sustentar esse ritmo. Eles consideram que uma ação imediata é necessária para tentar impedir que a temperatura suba para os 1,9°C projetados.

Bethan Davies, da Royal Holloway University, um dos autores do estudo, comenta: “Isso não está acontecendo apenas nos Himalaias, mas também na Europa e nos Estados Unidos, lugares que geralmente não dependem das montanhas para as pessoas ou para a economia.”

O aumento das temperaturas globais está a afetar essas elevações mais rapidamente, fazendo com que os glaciares e a neve derretam e desapareçam.

“As alterações climáticas ameaçam todo o ecossistema montanhoso”, conclui o relatório. “É necessária uma ação imediata para salvaguardar o futuro das torres de água mais importantes e vulneráveis do mundo.”

Os cientistas disseram que a melhor maneira de ajudar nessa situação é reduzirmos as emissões de carbono. Se conseguirmos manter o aquecimento global dentro de 1,5°C, seremos capazes de reter 75% da neve das montanhas. Se falharmos em fazer isso e continuarmos a destruir o planeta, eles preveem que 80% serão perdidos até 2100.

Sem comentários: