quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Documentário - Insectageddon


Dave Goulson  (twitter)
Dave Goulson (youtube)

Para onde vão todos os insetos? Para quem sofre com a atenção excessivamente entusiasmada de uma nuvem de mosquitos ou lamenta os efeitos de rastejantes comedores de folhas em seu quintal, pode parecer uma pergunta ridícula, mas é uma que muitos cientistas vêm perguntando há algum tempo. .

Desde a década de 1970, de acordo com um relatório de ecologistas do Reino Unido, metade de todos os insetos na Europa podem ter sido perdidos como resultado da agricultura intensiva, do uso intenso de pesticidas e das mudanças climáticas. Outro estudo de 2019, publicado na revista Biological Conservation, alertou que acredita-se que pelo menos 40% do restante de 1 milhão de espécies conhecidas de insetos estão em extinção. Se tudo isso continuar, dizem eles, pode ter efeitos devastadores sobre o frágil ecossistema que sustenta a vida no Planeta Terra, porque uma queda no número de insetos ameaça não apenas os pássaros e outros animais que os atacam, mas também as plantas que dependem deles. -los para polinização. E isso, em suma, significa muito da comida que comemos.

"Cerca de 80% das plantações dependem de insetos para polinização. 80% das espécies de plantas selvagens também", diz o professor Hans de Kroon, da Universidade Radboud, na Holanda. "Se estamos perdendo isso, estamos perdendo a base ecológica de nós mesmos. ” Seus medos particulares de um potencial apocalipse de insetos na Europa foram apoiados por resultados de um estudo histórico em Krefeld, na Alemanha. Conduzido por mais de trinta anos, os cientistas coletaram insetos de 63 reservas naturais. Os resultados de rastrear obsessivamente os números em mudança ao longo do tempo foram chocantes. "Foi uma queda de 75% durante um prazo de 27 anos", diz o entomologista Martin Sorg.

Os impactos na agricultura podem ser terríveis, mas, ironicamente, acredita-se que um dos principais suspeitos sejam os inseticidas agrícolas usados ​​em todo o mundo. "Todo o sistema de ter uma forma de agricultura que depende inteiramente de jogar em baldes cheios de produtos químicos não é sustentável. Vamos acabar com a vida dos insetos se continuarmos dessa maneira", diz o professor Dave Goulson, da Universidade de Sussex.

O repórter Eric Campbell vem descobrindo por que os cientistas estão tão preocupados – e quais podem ser as soluções para o problema.

Exclusive: Insects could vanish within a century at current rate of decline, says global review (Fev.2019)


Sem comentários: