quinta-feira, 18 de março de 2021

O jardim florestal com 500 plantas comestíveis que requer apenas algumas horas de trabalho por mês



Historicamente, agricultura e floresta entram em conflito. A sabedoria convencional diz que temos que cortar a floresta para abrir caminho para a agricultura. Mas um movimento crescente chamado agro-florestal “capitaliza” nos serviços gratuitos que as florestas fornecem aos agricultores e jardineiros. As árvores não apenas protegem as plantas comestíveis mais delicadas dos elementos e do clima extremo, mas também fornecem nutrientes, água, controle de pragas e serviços de polinização. Embora você possa não encontrar todos os seus vegetais anuais tradicionais em um jardim florestal, você descobrirá centenas de novas variedades de plantas comestíveis que nunca soube que existiam, que geralmente são mais densas em nutrientes e saborosas. 

E se você escolher as suas plantas com cuidado, elas se propagarão a cada ano e viverão simbioticamente entre as centenas de espécies diversas ao seu redor, sem necessidade de arar, plantar, fertilizar, capinar ou regar. Isso é o que Martin Crawford fez no seu jardim florestal de 2 acres na Inglaterra há mais de 20 anos – deixe-o fazer o trabalho por ele na maior parte, depois de alguns anos de pesquisa e trabalho braçal. Embora o plantio inicial da floresta exigisse anos de pesquisa e irrigação, Crawford agora tem mais de 500 variedades de alimentos cultivados de forma selvagem no seu jardim, o que requer muito pouco trabalho além de colher e comer os frutos de seu “trabalho”. De vez em quando, ele adiciona uma nova espécie exótica ao seu jardim ou pisa em alguma salsa de vaca crescida demais para dar a outras ervas uma chance de alcançá-la, mas na maior parte do tempo, ele está “brincando e mexendo” em seu jardim, em vez de fazer qualquer coisa que se pareça com trabalho. 
Em seu livro Creating a Forest Garden, ele descreve como um jardim completo deve incluir 7 camadas: Árvores altas 
Árvores menores 
Arbustos pereniais 
Cobertura do solo 
Raízes 
Trepadeiras 

Inclui plantas diretamente úteis como árvores frutíferas, nozes, tubérculos, vegetais, ervas medicinais, madeira. Também inclui plantas indiretamente úteis que ajudam o sistema a funcionar melhor como fixadores de nitrogénio, acumuladores de minerais, plantas que atraem insetos benéficos que comem pragas. Como quase todas as plantas são perenes, não há necessidade de “cavar o solo”. “Não cavar o solo é muito importante em termos de sustentabilidade porque cada vez que você cavar o solo, uma carga de carbono vai para o ar”, diz Martin.  Além disso, cavar ou arar o solo para plantar safras anuais, liberta nutrientes e mata bactérias, fungos e outros microrganismos que mantêm o solo vivo ao expô-los ao Sol. O solo num jardim florestal é extra rico porque as raízes profundas das árvores decompõem os minerais no subsolo e trazem os nutrientes para a superfície do solo. 

Eles também soltam folhas, que atuam como um composto natural. Além disso, a camada de dossel das árvores evita que a umidade evapore do jardim, de modo que, à medida que a floresta fica mais densa, você terá que regar cada vez menos. Quando as florestas crescem o suficiente, elas criam as suas próprias chuvas, eliminando por completo a necessidade de irrigação. Em resumo, não desmame a floresta para iniciar uma quinta, deixe que a floresta cultive o seu alimento para você. 
Adaptado de Return to Now

Sem comentários: